4 de setembro de 2018

Projeto #100em1 - Museu Janete Costa de Arte Popular

No Ingá, há uma porção de museus e centros culturais um perto do outro. Ainda era cedo para ir para casa, então aproveitei para visitar o Museu Janete Costa.
Eu fui muito bem atendida, a recepção e os monitores das exposições foram muito atenciosos.

#100em1 é um projeto que consiste em visitar 100 novos lugares no período de um ano! Aqui tem mais sobre o projeto e regrinhas.






O Museu estava dividido entre três partes: no térreo, a exposição "Sim, Aceito", no primeiro andar era a exposição permanente com obras da coleção do museu, "Nosso Trajeto, Nosso Caminho", e em outra sala do primeiro andar tinha a segunda parte e interativa da "Sim, Aceito".


No térreo, havia a opção de tirar fotos com roupas de noivos de festa junina. Eu casei comigo mesma huahua.



No Correio do Amor, no primeiro andar, na sala interativa, era possível deixar uma cartinha de amor e poemas, onde os monitores leem em voz alta de 15 em 15 dias!
Eu escrevi o meu poema Território Sagrado.












Na sala interativa, há vários frascos com aromas em que você logo identifica.




Deixei um desenho no mural das flores!













Em "Sim, Aceito", as obras vem do Vale do Jequitinhonha (MG) que possui características do sertão nordestino, até o final do século 18 essa região pertencia à Bahia. 
Misturando a arte e cultura nordestina da festa junina com um local que tem o cerrado e caatinga, os artistas mesmo com poucos recursos, investem tempo e dedicação às suas obras.





~
R. Pres. Domiciano, 178
Ingá, Niterói
Rio de Janeiro - RJ

12 comentários:

  1. Que bonito esse museu Bruna, não conheço! Aliás, conheço muito pouco os museus de Niterói, preciso explorar melhor essa região. Achei lindas as exposições! Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  2. ainda nao conhecia essa instituição, adorei ver como é tudo por lá

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Esse eu não tinha visto ainda, nada sobre ele. Amei suas fotos! Suas carinhas são tão lindinhas! #AMO

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse museu fiquei curiosa, boas fotos
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna! Acabei de criar um blog depois de me inspirar em algumas postagens do #100em1... Seu blog foi um deles inclusive. Gostei muito da maneira que você escreve os posts, principalmente os #100em1. Aliás, muito bonito esse museu, acho que a gente aprende a valorizar com o tempo a nossa história né? Ainda mais depois da tragédia que aconteceu no Museu Nacional...

    Enfim, parabéns pelo blog!
    Beijos,
    Renata Rigon | https://rivieredusouvenir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso!

      Sim, foi horrível o que aconteceu com o museu nacional! Nem tive tempo de visitá-lo para o projeto :c

      Excluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.