25 de janeiro de 2018

31 filmes brasileiros para assistir I


Ano passado eu vi quase 100 filmes, e uma das coisas que percebi foi que a maioria era estrangeira. 
Depois de ter ido à um festival de cinema nacional, eu pensei em me desafiar a assistir 1 filme por dia durante 1 mês.
Planejei em colocar em prática em janeiro, mas infelizmente não consegui cumprir o que tinha me prometido. Cheguei a assistir 12 filmes, quase a metade do desafio, e o mês já está acabando.
Decidi então que não me torturaria com esse pensamento de que falhei, seguirei o desafio apenas como 31 filmes brasileiros para assistir.

Eu escolhi filmes que ainda não havia visto, e que estivessem disponíveis online, assim eu poderia deixar um link para quem quiser assistir. 
Aqui eu listarei apenas sete, dividindo por posts até completar os 31, senão fica muito grande.


Jonas e o Circo sem Lona (2015) - assista aqui. ★★★
Documentário. Jonas tem 13 anos, é da quarta geração de uma família circense, que se fixou na periferia de Salvador. Ele mantém um circo em seu quintal, formado por seus amigos, onde cobram ingressos bem baratos. 
Quando as aulas da escola se iniciam, ele enfrenta o abandono dos colegas e a pressão para se voltar aos estudos.
Dirigido por Paula Gomes, o filme não se trata do mundo do circo, mas sobre um jovem em busca dos seus sonhos e as dificuldades que começam a aparecer em seu caminho.
Eu tomei a liberdade de procurar como Jonas está hoje em dia, e aos dezoito anos tem o interesse em estudar cinema, além de continuar conectado com o circo de seu tio.


Mãe Só Há Uma (2016) - assista aqui★★★★
Drama baseado em uma história real, e dirigido por Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?), num dos casos mais conhecidos de sequestro infantil do Brasil, ocorrido em 1986, em Brasília. Conta a história de um jovem de 16 anos, que descobre ter sido roubado na maternidade, e é obrigado a morar com sua  família biológica. Enfrentando dificuldades em se habituar com pessoas que querem o afeto dele à força, e que não o aceitam em sua fase mais importante da descoberta sexual. Sua vida é mudada de um dia para o outro, e até seu nome querem mudar. 


Cidade Cinza (2013) - assista aqui e também tem na Netflix. ★★★★
Documentário. O filme aborda a cena de graffite de São Paulo, principalmente após a prefeitura ter apagado uma obra d'Os Gêmeos em 2008, na Av. 23 de Maio. Mostra também a batalha dos artistas de rua contra a cidade cinza, e os agentes da prefeitura que trabalham exclusivamente para apagar graffites. Embora seja um ótimo documentário, ele é focado n'Os Gêmeos, e não numa visão que engloba, por exemplo, a periferia e outros artistas menos conhecidos.


Favela Gay (2013) - assista aqui★★★★
Documentário. O filme aborda a vivência e a luta de moradores das favelas cariocas, que se identificam como lésbicas, travestis, gays e transexuais. São depoimentos sobre a não aceitação familiar, agressões e falta de respeito nas ruas, e a prostituição como último recurso.
Embora as histórias sejam de superação, as dores e o medo de perder o que já foi conquistado é notório.


Gata Velha Ainda Mia (2013) - assista aqui. ★★★★★
Thriller e drama. A jornalista Carol finalmente consegue uma entrevista com a escritora Gloria Polk, que ficou 17 anos sem escrever e sem completar sua série de livros. Amarga, reclusa e misteriosa, Gloria dá a entrevista em seu apartamento, oferecendo um jantar à jornalista. Com diálogos maravilhosos e cheios de histórias, as duas mulheres parecem íntimas, até que o clima muda completamente e o filme se transforma em um thriller inesperado.


Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos (2010) - assista aqui★★★★
Drama e romance. Zeca tem trinta anos, vive da pensão da falecida mãe e é escritor, porém ainda nem terminou seu primeiro livro. Ele é casado com Júlia, que está correndo atrás dos seus estudos na faculdade e é decidida em sua carreira. As frustrações de Zeca sobre sua vida aumentam quando ele começa a acreditar que Júlia está o traindo com uma mulher, e ele fica obcecado em descobrir quem é a outra.


Cidade de Deus (2002) - assista aqui e também disponível na Netflix. ★★★★★
Drama baseado em fatos reais dos anos 70 e 80. Narrado pela visão de Buscapé, um jovem morador da favela Cidade de Deus, uma das mais violentas do Rio, se desvia da vida de bandido, encontrando seu talento para a carreira de fotógrafo. É através de sua lente que ele começa a contar a história do lugar, o clima de guerra, e o desinteresse do governo em melhorar a vida daquelas pessoas.
É contada também a história de Zé Pequeno, um violento traficante, que planeja comandar todas as bocas da Cidade de Deus.


Até semana que vem com mais filmes do desafio!

~

53 comentários:

  1. Quero muito ver o último filme listado.
    Bom final de semana!

    O blog está em 'Hiatus de verão' mas o colaborador Layon Yonaller preparou um post interessante sobre os últimos detalhes da TV. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Hey, vou ver os filmes listados com certeza, Cidade de Deus TODAS as vezes que passa eu assisto, eu amo esse filme e vou ver sempre. Obrigada pelas indicações, é sempre bom ter indicações de filmes/documentários brasileiros, mesmo que muitas pessoas discordem mas temos muitas produções com qualidade e que valem a pena serem assistidas e indicadas.

    Beijos <3
    vidaem-metamorfose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, valem a pena com certeza! Eu mesma era uma dessas pessoas que não dava nada :c

      Excluir
  3. Gostei das dicas desses filmes brasileiros.
    Vou anotar para assistir.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  4. Confesso que são poucos os filmes brasileiros que assisto, já assisti alguns que você citou e gostei bastante. Já anotei outras indicações para poder conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!

    Muito legal a lista, já salvei aqui a maioria dos links pra ver logo! :D

    beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti Jonas e o circo sem lona ano passado no teatro aqui do meu bairro e achei um filminho muito bom. Achei que o Jonas ainda teria o mesmo tamanho atualmente mas não, ele já é um rapaz <3 Vale a pena assistir, sem falar que ele é da minha cidade né - ou era - muito amor por esse documentário :)

    www.memorizeis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, mds, que amor *--*
      Simmm, ele já está grande! Eu tive um choque huahua

      Excluir
  7. Adorei todas as indicações, vou já favoritar e apertar o play em "Favela Gay" agora!!!
    Obg!!!

    ResponderExcluir
  8. Só conheço Cidade de Deus, e amo esse filme porque é baseado em fatos reais, e mostra direitinho a realidade das favelas mesmo! Adorei as dicas de filmes 😉
    www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O único que conhecia era cidade de Deus. Quero assistir todos, e vou começar pelo Jonas e o Circo Sem Lona, o qual me deixou bem curiosa pois gosto bastante de filmes com criança. Esses últimos dias também assisti a filmes brasileiros que ainda não havia visto. Sou bastante fã do cinema nacional, e acho que ele é pouco valorizado pela maioria dos brasileiros (já que os filmes mais populares não tem muito o que dizer).

    Gostaria de indicar um canal de TV chamado CURTA!, sempre passa uns curta-metragens nacionais bem legais. Por enquanto só tive a oportunidade de assistir a dois, (que gostei muuuito!), Uma Vida Inteira (2012), e Saliva (2007). Já ouviu falar de Zoom? É um filme brasileiro-canadense, assisti esses dias. A trama em si é um meio boba, mas a ideia de como a história é contada é bem criativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu mesma valorizava pouco a produção nacional!

      Ahhh, eu não tenho TV em casa :(, será que dá para ver online?

      Excluir
  10. Fico bem feliz quando percebo q nosso cinema esta evoluindo. Ainda nao assisti nenhum da lista, e vou ficar no aguardo para as outras indicações.
    Beijo grande flooor

    cariocadointerior.com.br

    ResponderExcluir
  11. Grande parte dos filmes são documentários e parecem super interessantes.
    O único da lista que eu já assisti foi "Cidade de Deus", é um filme que eu assisti inteiro mesmo apenas uma vez, acho ele muito triste e violento.
    Gosto de filmes nacionais, mas nem sempre eu tenho a oportunidade de conhecer boas tramas brasileiras, então, suas listas serão de ajuda pra mim.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu acho que a gente tem mais documentário do que ficção, pelo menos foi o que percebi assistindo a alguns!
      Uhum, violento e triste, mas bem real :(

      Excluir
  12. Boas escolhas! Tem alguns excelentes!
    http://www.nossomosmoda.com/2018/01/coluna-internacional-por-leniliz_11.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna! Nossa, amei muito esse teu projeto e te agradeço por que amo cinema nacional e é sempre bom conhecer novos títulos. Já vou adicionar Gata Velha Ainda Mia e Favela Gay na minha listinha de quero ver. Desses aí já assisti Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, Cidade de Deus e Mãe Só Há Uma. Gosto dos três, mas esse último está na minha lista de favoritos da vida.
    Beijo, Bruna S. ♥

    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo a sua coluna de cinema *--* me inspira bastante! Tive essa ideia depois que vi seu post sobre filmes nacionais <3 <3 percebi que precisava ter filmes brasileiros na minha vida huahuha

      Excluir
  14. Que projeto maravilhoso, já quero hahaha

    Vi e vejo muito pouco filme nacional, vou tentar participar também ❤

    Beijos da PINGUIM TAGARELA

    ResponderExcluir
  15. Não consigo muito ver filmes nacional, são muitos poucos os que me chamam atenção, da sua lista cidade de Deus foi um dos melhores que já vi. Depois dele gosto muito de tropa de elite e Se eu fosse você.

    Convite: Tá rolando sorteio de aniversario de dois anos do meu blog. o// Ficaria muito feliz com sua participação <3 só ir na pagina do Face, a primeira postagem é do sorteio, ai é só seguir as regrinhas e pronto o//.
    https://www.facebook.com/Watashinosekaibykrol/photos/a.435191546686450.1073741828.408024429403162/706186586253610/?type=3&theater

    Kissu :***

    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me desafiei porque não conhecia muitos mesmo!

      Aaaaaa, vou olhar o sorteio *--*

      Excluir
  16. eu gosto muito do cinema brasileiro, acho que evoluiu muito!
    amo demais cidade de deus, já perdi a conta de quantas vezes assisti ♥

    curti as indicações!

    ResponderExcluir
  17. Eu adorei a sua lista! Quero ver os documentários que você listou, principalmente o "Favela Gay." Eu fiz uma maratona enormes de filme no final do ano, mas a maioria deles era internacional. Baixei no filmes cult "Duas Irenes", que tá sendo bem elogiado e me deu muita vontade de assistir. Nesse final de semana assisti "Fala Sério, Mãe" e não consegui parar de rir durante 1h10 de filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaa Duas Irenes ainda não vi!
      E Fala Sério, Mãe também não huahua

      Excluir
  18. Oi, Bruna!
    Salvando esse post com a vida de tanto filme legal que tem aqui, tô louca pra ver todos! <3
    Filmes brasileiros são bons demaisssss!
    Eu nunca parei pra pensar quantos filmes eu vi, mas a partir de fevereiro vou anotar todos!
    Beijão!
    https://vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma conta no filmow, o que me ajuda a organizar os filmes assistidos huahuahauhuah

      Excluir
  19. Esse Cidade Cinza deve ser muito legal, eu gosto de grafite e toda essa arte! <3
    Os filmes brasileiros são bons sim e estão cada vez melhores. Adorei as indicações e fiquei com vontade de assistis á vários! :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que legal! Desses que você indicou eu só assisti Cidade de Deus, não conhecia os outros mas parecem ser ótimos.
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  21. Oi, Bruna!
    Quantos títulos que eu nunca ouvi falar, acho incrível esse tipo de post porque afinal, contribui pro cinema do nosso próprio país. Da lista eu só conhecia Cidade de Deus e estou no aguardo das próximas recomendações.

    Beijo,
    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ahhhhhh que ideia maravilhosa! Adorei a listinha com os respectivos links para assistir (daquelas bem preguiçosas né ahahaha). Fiquei curiosa com todos, exceto Cidade de Deus que foi o único que assisti - e acho o roteiro maravilhoso. Go go completar os 31, Bruna <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meio que flopei huahauhua mas ainda quero completar os 31!

      Excluir
  23. Adorei a lista! Só vi Cidade de Deus. Então já salvei Aqui para ver os demais. Bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  24. Eu amei esse post, Bruna! Temos muitos filmes bons por aqui e precisamos valorizar isso, né? Eu também quero assistir mais filmes nacionais e gostei muito das tuas indicações, alguns chamaram a minha atenção. Eu só assisti Cidade de Deus e adoro demais! É um filme muito bom e sempre quando dá assisto pela Netflix, hahaha. Ansiosa para as próximas indicações! =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos eu nem sabia que existia e me senti culpada por causa disso hahauhauha

      Excluir
  25. Oii, gostei das dicas, mas não consigo gostar dos filmes nacionais, em sua lista vi apenas Cidade de Deus e não lembro mais como é a história, talvez eu vá rever novamente :D

    www.mandyline.com

    ResponderExcluir
  26. SHAMEONME que só vi um da lista =O
    Preciso ver mais filmessss nacionaiiisssss

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.