11 de novembro de 2018

Terminei o projeto de 100 lugares em 1 ano!

(vista do terraço do Parque das Ruínas, em Santa Teresa, RJ. Uma velhinha tirou a foto para mim)

Ano passado, eu conheci o projeto da Claudia Hi, o 100 lugares em 1 ano, e fiquei com esperanças de finalmente ter coragem de sair sozinha de casa e desbravar o mundo.
Eu era bem reclusa e não sabia nem ir ao centro da cidade sozinha. Queria ir à exposições de arte e aos lugares turísticos da minha própria cidade, mas nunca tinha companhia e tinha uma espécie de medo de sair de casa.

No início do projeto, eu escrevi "eu queria ter coragem pra sair de casa mais vezes e conhecer os lugares, já tive vários projetos frustrados aqui no blog sobre isso, já tirei o passaporte de museus do Rio, fiz listas e listas de locais para ir, mas tudo foi por água abaixo. Eu ficava desanimada em sair sozinha, desanimada para me levantar e sair pela porta.
Quem lê meu blog, sabe que no início desse ano resolvi me aventurar mais e me permitir conhecer lugares e pessoas. Não sinto mais medo de sair sozinha.".

 
(MASP com Vitor. Uma velhinha estrangeira tirou a foto, que foi repostada no ig oficial do museu)

Disse à mim mesma que já estaria feliz se conseguisse pelo menos uns 15 lugares, que sair pela porta seria uma vitória, mesmo que não conseguisse cumprir a lista toda.

Muitos dias foram infrutíferos, me arrumei, arrumei minha mochila, mas não consegui sair pela porta, parecia que meus pés estavam colados no chão. Muitas vezes fui à lugares e nem consegui tirar fotos para documentar porque estava tímida. Muitas vezes me perdi, não encontrei os lugares, e voltei para casa triste por ter perdido um dia. 

Qual foi a minha surpresa quando completei os 50! Já sentia que estaria feliz demais parando ali, mas então terminei o 100 um mês antes do projeto terminar!

O projeto começou em 11 de novembro de 2017, mas consegui completar em 13 de outubro de 2018!
Aqui está a listinha completa dos lugares que visitei! Enquanto o ano não acabar, continuarei a postar sobre os lugares que não falei aqui.


(com minha irmã e minha mãe no Museu de Ciências da Terra, RJ)

Minha irmã me incentivava à sair, me dava forças e motivação. Minha mãe me deu o bilhete único dela e também me incentivava. As duas viam minhas fotos dos lugares, vídeos e as lembranças que trouxe para casa. Meu armário está cheio de lembranças, e meu diário entupido de colagens sobre cada local.

Meus amigos também me incentivavam e me levaram para vários lugares, tenho agradecimentos especiais ao Vitor, ao Chris, à Thainá, ao Biel e à Mariana. Mas também faltam muitos outros nomes que foram comigo em exposições! E agradecimentos à Cláudia que criou o projeto!

(Livraria Luzes da Cidade, RJ, tirada pela Camilla)

Eu perdi 99% do medo de sair de casa, conheço o centro do Rio, sei me encontrar quando me perco no caminho, conheço os museus e os centros culturais como se fossem minha segunda casa.
Conheci tantos lugares, tantas pessoas, vi tanta arte, gastronomia, música, natureza, que nem sonhava em conhecer antes.

Esse tipo de projeto me encorajou, e incentivo à todos a participar. 
Pretendo fazer outro em 2019!

Obrigada à quem me acompanhou nessa jornada!

24 comentários:

  1. Que relato maravilhoso! É triste ver como muitas vezes o receio de sair sozinho e a ansiedade nos impedem de adquir novas experiências! Me inspirou muito, muito mesmo! 💜💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Parece que os nossos pés ficam presos no chão :c

      Excluir
  2. Bruna eu estou impressionada com o seu relato, que INCRÍVEL!!! Fiquei muuuuito feliz em saber que venceu suas limitações e foi mais além do que imaginava, me emocionou muito e me fez despertar pra essa questão também. Não conheço muitos lugares mas não é por não querer sair só, saio super de boa, mas por colocar vários pretextos sabe? Ah não tem dinheiro, não tem tempo, não isso ou aquilo... enfim, meras desculpas que podem sim ser quebradas. Te agradeço por ter compartilhado essa experiência e fiquei com muita vontade de colocar nas metas de 2019.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, muito obrigada! Foi tão bom conseguir bater esse desafio! Sinto que cresci tanto como pessoa!

      Excluir
  3. Tão bom sair da zona de conforto e explorar novas possibilidades, né? Tudo isso causa um crescimento pessoal único. Fiquei apaixonada pelo seu post, fotos e pela sua experiência!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Sim! Tenho o dobro de vontade de sair por aí!

      Excluir
  4. Bruna, que demais essa ideia! Me inspirou a tentar fazer algo por aqui em São Paulo assim também. O engraçado é que eu me sentia MUITO mais segura no Rio, justamente por conhecer melhor os lugares e mesmo assim nunca saía pra conhecer vários lugares que tinha vontade. Aqui em SP (me mudei recentemente) estou super travada, mal ando pelo meu próprio bairro. :( Espero poder superar esse medo e ter coisas legais pra contar igual você! Adorei de verdade!
    Um beijo!

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EM SP tem muita coisa boa pra fazer! Fui em alguns lugares por aí no meu desafio!
      Estou torcendo que consiga sair de casa e conhecer seu bairro <3

      Excluir
  5. Ahhh fico feliz em saber que conseguiu concluir o projeto e que irá repeti-lo.
    Esse ano eu sai mais de casa também, mas tinha o mesmo medo d insegurança que vc. Dependia de companhia e isso é horrível, hoje á consigo curtir melhor minha própria companhia

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, fico feliz por ti também!
      É um passo enorme, né?

      Excluir
  6. Olá Bruna!Parabens! Una lista de lugares muito interessante. Um bom reto!
    Invítote a passar pelo meu blog. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Essa é a melhor maneira de expandir a mente, através do que conhecemos, e reconhecemos, para além da segurança das nossas casas, afinal, quem vê o mundo inteiro como seu lar ganha conhecimento e livra-se até mesmo de determinados preconceitos, inclusive. Há tanto para conhecer, basta querer. Um abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu mundo antes era tão pequeno, mas depois passei a conhecer tantas coisas!

      Excluir
  8. Menina, que projeto maravilhoso!!!!!!! Já quero fazer! Quem sabe não ponho como projeto pra 2019!
    Também sou um pouco assim de não querer sair muito de casa, sabendo que tem tanta coisa boa pra descobrir e viver do lado de fora. Mas, quero romper isso! Beijos!! Borboletra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rompa sim! É maravilhoso sair e conhecer o mundo, mesmo que seja só no seu bairro!

      Excluir
  9. Que incrível Bru! Parabéns menina! Fico muito feliz por você. Não só por ter finalizado o projeto 1 mês antes, mas por ele ter te proporcionado tantos pontos positivos.

    Parabéns mais uma vez e que venham mais projetos em 2019!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é incrível! Obrigada por me proporcionar esse projeto!

      Excluir
  10. Que post mais amor! ♥
    É tão legal ver as pessoas se superando, superando medos e se realizando. Você é capaz de muito Bruna!
    Fico feliz por você ter conseguido realizar esse projeto que era tão importante até antes do prazo estipulado.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu ainda nem acredito que consegui terminá-lo hauhua

      Excluir
  11. O seu relato me deu um quentinho no coração, Bruna. Assim como você costumava fazer, ainda há vezes em que me prendo em casa, invento desculpas etc. Esse projeto me motivou e ouso dizer que você acabou de plantar uma sementinha no meu coração. De qualquer forma, obrigada. Nada ilumina mais o meu dia do que ver pessoas comuns vivendo jornadas extraordinárias por conta da própria coragem. Você é incrível, Bru! VOCÊ VAI CONQUISTAR O MUNDO ♡

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigadaaaaaa, espero que essa sementinha renda bons frutos *o* e gostaria de vê-los crescer!

      Excluir
  12. Ah Bru, estou tão feliz por você ter terminado o projeto com louvor e por ter perdido o medo de sair! PARABÉNS por isso!
    Se não estou enganada, em um dos posts comentei que queria aderir o projeto para conhecer melhor minha cidade, mas acabei procrastinando e também viajei... Espero conseguir fazer o mesmo que você, perder o receio de sair sozinha e desbravar minha pequena João Pessoa!

    Beijo enorme
    Quase Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que aí tem tanto lugar legal para conhecer, espero que consiga abandonar a procrastinação! ♡

      Excluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.