26 de setembro de 2019

Sentimentalismo não é fraqueza


Deixar a vulnerabilidade à mostra se torna algo muito difícil para mim. Fui treinada à força pela vida e por experiências da infância a enxergar as demonstrações de sentimentos como ações de fraqueza. Sentimentalismo era o oposto de força. Fui ensinada então a não expressar as emoções em totalidade, um rosto sério era o adequado.
Podar meus sentimentos desde muito nova foi uma das razões de ter tido um crescimento melancólico, onde meus únicos escapes eram a literatura e a arte. Hoje em dia, quem me conhece somente através dos desenhos e dos meus escritos, é comum achar que sou uma pessoa bastante sentimental e aberta para falar sobre sentimentos, entretanto, quem me conhece no mundo real e palpável, não enxerga facilmente meu sentimentalismo e minhas expressões, justamente por eu não saber demonstrar com atitudes o que sinto. 
Tenho dificuldades em abrir a boca e dizer o que meu coração grita. Desabafar se torna uma ação dificílima, e minha garganta fica presa em um nó. É como se eu segurasse uma represa.
Por muito tempo, eu pensei que mostrar minha vulnerabilidade seria mostrar minha fraqueza. As duas palavras eram sinônimas para mim. No dicionário, vulnerável também é ser frágil, instável e inseguro.

Vulnerabilidade se tornou outra janela em minha visão. Não é mais uma janela trancada que fica tampada por um armário. É uma janela que estou abrindo aos poucos, limpando a vidraça, limpando as cortinas, e deixando entrar um pouco de sol e vento no quarto. Vulnerabilidade está se tornando a possibilidade de mostrar meus sentimentos e emoções para as pessoas, permitindo que me conheçam de verdade, e o mais importante, permitindo à mim mesma conhecer meu eu interior, saber como direcionar meu coração em vez de freá-lo. 
Escrevo então em um novo dicionário pessoal: vulnerabilidade é a capacidade de deixar o outro lhe conhecer, e principalmente conhecer a si mesmo.

Pintura: Water Lilies, Hans Zatzka, detalhe.

8 comentários:

  1. Infelizmente me identifico muito com o que você disse. É um traço geracional, eu acho. Nossos pais nos criaram como foram criados por nossos avós, como se tudo fosse frescura. Ainda assim eu acho que nossas gerações, dos millenials, centenials etc. está rompendo com esse padrão. A gente fala sobre nossas fraquezas, nos abrimos com o mundo. Acho que por isso mesmo somos as gerações menos vulneráveis e mais bem preparadas pra lidar com nossas mentes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles são assim, ainda estou tentando quebrar essa barreira na minha vida familiar

      Excluir
  2. Nossa me identifiquei...
    Eu também tenho dificuldade em falar o que sinto, sempre podei meus sentimentos.
    Mas que bom que está melhorando Bruna, é um processo.
    Saudades de visitar seu blog ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma doideira, né? Nos ensinam a refrear as emoções!

      Excluir
  3. Eu sempre sofri do contrário, meus sentimentos estão sempre expostos. Choro com facilidade demais e não consigo esconder como me sinto. Durante a infância/adolescente sofri demais com isso, eu era taxada de fraca e entendo como as pessoas "fortes" se sentiam. Hoje consigo aceitar que eu sou assim e quem convive comigo sabe que eu sou assim e que se bobear eu esteja chorando escrevendo sobre isso.

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você é uma pessoa bem forte por expor seus sentimentos, mesmo involuntariamente!

      Excluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.