Minha terceira vez no projeto de conhecer 100 lugares em 1 ano! Minha primeira foi de novembro de 2017 à novembro de 2018, eu era bem reclusa e quase não saía de casa, sofria demais por causa da ansiedade, e percebi que não estava vivendo. Muitas vezes chorei antes de conseguir passar pela porta, entretanto consegui concluir o projeto com sucesso!
A segunda vez iniciei em metade de janeiro de 2019 até metade de janeiro de 2020, tive muitas complicações de saúde física e também emocional, cheguei a ficar em casa por 1 mês inteiro várias vezes, cheguei ao final do desafio com 72 lugares visitados, faltando apenas 28. Fiquei aliviada de ter conseguido ao menos mais da metade.
Voltei agora com a terceira vez no projeto! Dando início dia 23 de janeiro de 2020, ansiosa para conhecer muitos lugares!
Início de novembro de 2017, eu me deparei com os vídeos e o blog da Claudia Hi, ela já estava no final do seu projeto #100 lugares em 1 ano, e aquilo me inspirou muito! Então decidi tentar!
Comecei indo com Biel até o Festival do Rio, especial 20 anos, no MAM! São vários filmes e documentários premiados com entrada franca. O Festival do Rio acontece anualmente, e como a edição de 2019 já tinha acontecido e a de 2020 ainda estava sem data, não pensei que aconteceria tão cedo, mas por surpresa vi que a edição especial estava aberta desde dezembro!
Então em um dia chuvoso e monótono, chamei Biel para dar um role cultural pelo centro do Rio.
Vimos o documentário "Fala Tu" (2003), do diretor Guilherme Coelho, sobre o cotidiano de três moradores na zona norte carioca, Macarrão, Thogun e Combatente. No meio de toda a violência dos bairros em que moram e das dificuldades financeiras, eles lutam pelo sonho de poder viver fazendo rap. Combatente, pertencente à um grupo feminino de rap e participa da rádio de sua comunidade, foi operadora de telemarketing e cabeleireira. Thogun, vendedor de produtos esotéricos, lança de maneira independente suas músicas além de trabalhar como ator. Macarrão, apostador de jogos do bicho, mora com suas filhas e esposa, e já não vê perspectivas no futuro.
Ao final do documentário, a equipe volta 9 meses depois para ver a realidade dos personagens, que diferente de um filme de ficção, não tiveram muitas conquistas.
Agora 17 anos se passaram desde o documentário, fui procurar por esses artistas. Combatente agora tem 38, Macarrão tem 50 e Thogun tem 49. Ao pesquisar sobre os três, sem saber de seus nomes de batismo, encontrei notícias apenas de Thogun, participou de diversos filmes nacionais, e foi acusado de estupro em 2017, sendo retirado de filmagens da Globo.
O segundo lugar foi na exposição Vaivém, no CCBB RJ, o nome se dá por causa do ritmo das redes. A exposição reúne mais de 300 obras, com recorte entre os séculos 16 ao 21 e 141 artistas, entre eles ameríndios. Vaivém percorre épocas do cotidiano indígena e suas revoluções, até o surgimento da rede como símbolo local na atualidade.
É incrível como um objeto presente na vida e na memória de tantos brasileiros é rico em cultura e história, resistindo e significando diversos pensamentos durante os séculos.
Essa sala escura me surpreendeu, assim que entrei tive a impressão de ver pés nessas redes, como se fossem pessoas em mantos negros, mas foi impressão, não havia ninguém.
Quero novamente ir à exposição levando 6 amigos para deitarmos nessa rede gigantesca!
Terceiro lugar foi a festa Rock Time, no Espaço Kubrick, na Lapa. Era aniversário da prima do Paulo, a ideia era encontrar um grupo de pessoas por lá. Acabou que não encontramos ninguém, mesmo ela estando na festa. Acabou que nos divertimos sozinhos mesmo.
Eu cantei e pulei muitas músicas, foi bem legal. Uma pena não termos encontrado a aniversariante há tempo.
Aniversário da minha sogra! O Restaurante Strada virou o 4º lugar do meu desafio!
Saímos em família e amigos para almoçar fora. Foi divertido e a comida estava gostosa!
Também quer participar do projeto? Leia aqui!
Oi, Bruna como vai? Muito bacana esse projeto. Espero que você consiga conhecer os lugares que deseja. Adorei as fotos. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Tomara huahuah faltam muitos ainda!
ExcluirBru amei saber que está de novo com o projeto é muito legal. Gostei do almoço em família é ótimo sair assim e quanto aos museus ainda quero visitar alguns no RJ. Espero que em breve.
ResponderExcluirBeijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Sim, não pensei que começaria o ano tão bem hauhua
ExcluirVejo seus rolês culturais e acho tudo! Infelizmente aqui em João Pessoa não tem muitas opções como no Rio... mas isso não me impede de fazer coisas incríveis durante esse projeto!
ResponderExcluirBeijo enorme! ❤ | Quase Aurora
Poxa! Não tem mesmo? Nem precisa ser um lugar pomposo ou famoso
ExcluirAh, como eu adoro esses programas culturais! Temos tantas opções aqui no Rio, né? AMO rolés no MAM e CCBB. \o/
ResponderExcluirTambém amooooooo, meus lugares preferidos!
ExcluirOi Bruna, tudo bem?
ResponderExcluirAchei a ideia do projeto muito legal, não sei se conseguiria cumprir, mas acho que esse ano vou fazer algo como 20 lugares em 2020, começar com pouco e ir aumentando.
Suas fotos ficaram bem legais, e a do sushi me deu fome rsrsr
Forte abraço,
Ava
https://apenasava.com/
Simmm, vá à vários, sem pensar em quantidade *-*
ExcluirOi, Bruna, tudo bem?
ResponderExcluirAcho linda a iniciativa. Não saio muito, apesar de ter descoberto essa vontade de explorar lugares novos recentemente, raramente vou para algum lugar novo. Aqui no DF é pequeno, mas tenho certeza que deve ter uns lugares legais por aqui.
Gratidão!
Boa sorte e muita alegria.
R.W.
newsfallenbook.com
Blog: newsfallenbooks.com
ExcluirPoxa, não encontrei em seu blog um local para comentar que não fosse o facebook :c
ExcluirMas queria dizer que amei o ritual e também amo usar várias velas nos meus!
Que bom que está fazendo esse projeto novamente, ansiosa desde já pra acompanhar tudinho hehe!
ResponderExcluirAchei bem interessante esse documentário "Fala Tu" e fiquei chocada que um dos participantes foi acusado de estupro, que tenso.
De restante parece que se divertiu bastante, que legal ♥
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Me diverti muito sim!
ExcluirOi Bruna, amei os seus lugares no desafio. A exposição VaiVem é bem legal. Eu adorei e quero voltar com as amigas para deitar nas redes e fazer a foto.
ResponderExcluirEu estava viajando e fiquei sem postar, mas agora estou cheia de novidades para o projeto.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Eu não consegui voltar para tirar a foto na rede huahua :c
ExcluirEu tive a mesma impressão sobre a sala escura! D:
ResponderExcluirEstou amando acompanhar esse projeto. Teus registros são muito bons.
Muito obrigada, meu beeeem
ExcluirEu achei sensacional esse projeto seu Bruna, eu confesso que sou muito caseira e pago pra ficar dentro da minha casa hahaha mas fazer algo nesse estilo eu até animaria, conhecer lugares novos é muito bacana, principalmente lugares de lanchos haha amo!
ResponderExcluirbjs
Ariadne ♥
De volta ao retrô | Instagram
huahau lugares para comer são os melhores!
ExcluirQue medo daqueles mantos! Antes de ler sua descrição achei que tinham pés também, credo! hahahaha
ResponderExcluirAcho incrível essa projeto, perfeito pra incentivar quem não sai muito de casa, principalmente por causa da ansiedade. Preciso participar um dia
Bjs!
Serenar
Sim, eu fiquei doida huaha achei incrível demais
ExcluirNossa morri de vontade de comer sushi agora, faz tempo que eu não como rs babei aqui!
ResponderExcluirBeijoos,
Quase Mineira ♡
EU amoooooooooo, mas nem sempre como :c
ExcluirVisiting 100 places in 1 year is a very ambitious goal, especially considering how amazing the places you choose to visit are!!!!!!
ResponderExcluirI too am a recluse, suffer from anxiety, and do not leave the house often.
I love your pink hair, winged eye-liner and perfectly applied lipstick, your fashion taste, and reading about your adventures.
my blog
my YouTube
my Twitter
ExcluirI used to be very recluse, but I stopped being just after starting this project of visiting 100 places!