3 de junho de 2020

Coisas que eu queria ter aprendido


Eu ainda não aprendi duas atividades essenciais que a maioria das pessoas aprende quando é criança: não sei nadar e não sei andar de bicicleta. Sempre que menciono isso (geralmente quando alguém diz para eu ir de bike ou me chama para a praia/cachoeira) olhares de espanto se direcionam à mim no mesmo instante. É complicado explicar que não tive pais que influenciavam essas atividades, e que na adolescência não tínhamos condições financeiras para investir nesses aprendizados. Eu me incomodo com as perguntas "nossa, mas por quê você não aprendeu quando era mais nova?", bem, não tinha piscina disponível perto de casa, tampouco uma bicicleta gratuita para aprender.
Agora tenho à disposição o meu namorado que se ofereceu para me ensinar a nadar, e minha amiga Thainá que vai me ensinar a andar de bicicleta!

Eu também sempre quis aprender a ter dedo verde, ter habilidade e conhecimento para fazer horta em casa e não matar minhas plantas. Recebi um livro de ervas brasileiras da minha sogra, e acredito que aprenderei bastante a partir daí.

Quando era criança, via minha mãe costurando durante tardes inteiras na máquina dela, às vezes até conseguia dormir com o barulho, e minha gata amava brincar com as linhas e com os pedaços de pano que ficavam no chão. Aprendi a fazer roupas para as minhas bonecas, mas ainda quero aprender a fazer roupas do meu tamanho!


*Pintura de Ilya Glazunov

Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva de
Junho do Together, um projeto para unir a blogosfera!
Para saber mais, clique aqui!

58 comentários:

  1. Oi, Bruna! Não se cobre por isso, não somos obrigados a saber de tudo. Se aprender andar de bicicleta e nada lhe trouxer sensação agradável aprenda, caso contrário não se obrigue aprender estas coisas para agradar aos outros. Eu mesmo aorendi andar de bicicleta já tarde quando era adolescente. E até hoje eu não sei nadar e não vejo nada de errado nisso. Aprenda o que você goste e não para agradar seja lá quem for. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sinto vontade pela necessidade de locomoção e também pra ir à praia sem medo de morrer kkkkk

      Excluir
  2. Eu deveria tentar um pouco aprender a costurar, para ter coisas do meu estilo. Eu sei falar japonês, e antigamente pintar e desenhar um pouco. Sei andar de bicicleta e nadar. E já aprendi karatê, judô e capoeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta coisa você aprendeu! Eu queria ter mais foco

      Excluir
  3. Eu aprendi a andar de bicicletista bem cedo, mas pq esse é um transporte muito comum onde eu moro, então toda casa tem pelo menos uma bicicleta independente das condições. Mas eu tbm não sei nadar e morro de vergonha por isso, não tinha condições de investir nisso quando nova :/

    Ah eu adoraria saber mexer com horta, mas eu tbm sou péssima hehe
    Adorei o post!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho lindo lugares em que usam bastante bicicletas. Tem menos poluição e menos barulheira

      Excluir
  4. Olá, Bruna.
    Toca aqui porque também não sei nenhum dos dois. Eu via minhas amigas andando de bicicleta mas aqui em casa mal tinha para comer e vestir que dirá bicicleta hehe. E piscina então nem sabia o que era. Agora tenho vergonha desse tamanho todo tentar aprender hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Learning to swim is definitely much easier if you can afford to make visits to a safe beach and be taught by someone who knows how. Learning to ride a bike is never easy! Even if you can afford to start with one that has training wheels to begin with, falling over often happens. I was very lucky to have both when I was very young, learning to both swim and ride a bike by age four (after numerous falls, scrapes and bruises).
    It is wonderful that you you have people close to you to help you learn how, but please be careful of where you swim and careful while learning to ride a bike.
    Its wonderful that you learned how to make clothes for your dolls!
    Best wishes with your goal to learn how to make clothes in your size. I am sure you will succeed. Best wishes also with your horticultural, fashion design, seamstress and tailoring endeavours! I can see that you are very intelligent and talented reading your blog posts and looking at your fascinating artwork - your artwork shown above is amazing!!!!!!

    my blog
    my YouTube videos
    my Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, it is necessary to be careful with the places where I will learn to swim and ride a bike!
      Thanks for the compliments, I hope to make my line of art clothes one day!

      The art in this post is not mine, it is a painting by Ilya Glazunov ^^

      Excluir
  6. Ai, Bruna, eu também não aprendi a nadar quando era criança... Mas eu ainda tenho esperança que um dia vou aprender, ainda não surgiu uma oportunidade e também nem corri muito atras disso, mas uma hora vai haha
    Tantas outras coisas que eu queria aprender também...hehe

    boa sorte com os aprendizados por aí :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei que eu fosse uma das poucas pessoas por aí que não sabem huahua

      Excluir
  7. Bru! Quando eu era criança, até andava de bicicleta. Porém, nunca mais andei e tenho a sensação de que não sei mais. O meu maior medo é de eu não dar pé, sabe? Sou pequena e as bicicletas de adulto não sei se vão rolar e, ao mesmo tempo, não sei se as menores vão ficar meio nada a ver. Uma vez numa viagem, rolou aquelas perguntas clássicas, mas lidei numa boa. E assim, meio clichê, mas nunca é tarde para aprender. E se você tem a oportunidade agora e é uma coisa que faz falta para você, vai com tudo! Outra coisa, eu nunca levei a sério inglês e só ano passado resolvi aprender de fato. Fico com vergonha de comentar, mas penso que às vezes posso inspirar alguém. :) Depois conta como estão sendo as aulas e vai com tudo! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, estou aprendendo inglês também e tem sido legal, acho que gosto bastante de aprender coisas, mas tenho medo de me machucar. Pensando bem, não tem problema, né? A pele vai se curar de qualquer jeito

      Excluir
  8. Oi!
    Aonde eu moro é considerada uma região de "mar de morros", daí nem é tão absurdo não saber andar de bicicleta pois quem tem pulmão para subir as ladeiras?? Minha mãe costureira e também sempre fiz as roupas das minhas bonecas, mas nunca tive a curiosidade de fazer algo para mim, por mais que vira e volta eu passo raiva procurando peças específicas para o meu guarda-roupa.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser uma sofrência subir e descer tanto kkkk eu moro em um morro e sempre morro quando vou subir pra casa

      Excluir
  9. Socorro, eu também não sei nadar nem andar de bicicleta. Eu sempre fui muito medrosa quando criança, então não fazia nada que pudesse me machucar. O bom de tudo é que sempre podemos aprender não importa a idade
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu queria aprender a nadar e andar de bicicleta melhor, eu sei não morrer afogada e sei andar em linha reta de bike numa rua reta kkk mas nunca tive piscina ou praia por perto para aprender tipos de nados, ficar boando ou algo assim mais bacana. E só tive bicicleta quando era bem pequena, há anos atrás, hoje sinto falta porque tenho medo de andar com carros na rua mas são caras ):

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe o básico do básico, isso é bom huahua fico com mais medo pensando nos carros super rápidos que não respeitam os ciclistas :(

      Excluir
  11. Nunca é tarde para aprender algo! Eu estou aprendendo aos poucos a cuidar de uma horta.. já deixei bastante coisa morrer, mas é tão gratificante quando colho tomatinhos ou morangos, ou alguma erva para usar que a motivação em me dedicar mais aumenta.
    Eu estou aprendendo macramé, tô ficando orgulhosa de mim, já que nunca tive habilidade manual.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua hortinha e por aprender macramé! Sei trançar algumas coisas, porém nada muito elaborado!

      Excluir
  12. ótimo que conseguiu ajuda para aprender essas coisas! eu não nado muito bem, mas já fiz natação por dois meses a uns 2 anos (2 e 2 okdasokd) e gostava muito, infelizmente não tive condições de fazer no ano passado e nesse não da pra fazer nada. aprender a andar de bicicleta foi terrível, achava que nunca ia conseguir e tinha muito medo de cair. mas agora é uma das coisas que mais gosto de fazer e sempre chamo meus amigos para darem uma volta. é libertador!

    também tenho vontade de aprender essas habilidades. plantar coisas e uma coisa muito bonita, minha mãe também gosta mas onde moro não é nem um pouco viável: um apartamentozinho que mal pega sol. já tivemos flores, hortinhas, cactos e tudo morre. aprender a costurar também me parece algo mágico, sempre vejo vídeos de gente fazendo saias e blusas e vestidos e mil coisas e fico com muita vontade de fazer minhas próprias roupas mas não intendo nada, mal cortar um tecido decentemente consigo idjkoaskdopask

    boa sorte com as novas habilidades, vou adorar acompanhar teu aprendizado por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã já fez natação, ela ia me ensinar, mas quase não vai à praia também kkkk

      Poxa, aqui em casa até tem um pedacinho de canto que pega sol, mas os gatos da rua aparecem de noite e comem as plantas, além de eu não saber cuidar direitinho :c

      Excluir
  13. É muito estranho essa sensação de que deixamos de aprender coisas que a maioria já aprendeu a muito tempo atrás, né? Eu entendo sua situação de não ter aprendido essas coisas por n motivos, eu aprendi a nadar pq minha mãe me colocou desde muito novinha na natação pq ela mesma tinha medo e não aprendeu quando era criança, então ela pensou que a filha dela não teria essa sensação que ela tem :(
    Eu super queria ter essas habilidades com plantas, sempre digo pra minha mãe que quando eu tiver minha casa própria vou fazer uma hortinha com várias platinhas, o que não vai faltar é planta kkkkkkkkk Eu aprendi a costurar quando tinha uns 12/13 anos por causa do balé e tinha que costurar minhas sapatilhas de ponta, minha mãe não tinha tempo e eu aprendi com muito esforço (e furos nos dedos) como costurava, mas sempre quis aprender a fazer mais que isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tadinha :c entendo o lado dela hauhua
      Também quero encher minha casa própria de plantas, ter uma selva em casa!

      Excluir
  14. Oi Bruna, nunca é tarde para aprender. A minha irmã aprendeu a andar de bicicleta já adulta. Ela foi treinar no aterro. Tinha até um grupo que ensinava adultos a aprenderem a andar de bicicleta.
    Aprender a costurar também está na minha lista do que ainda quero aprender na vida.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a quarentena acabar, também quero aprender no aterro!

      Excluir
  15. Very interesting post! 👏👏👏 Thanks for sharing! 🌈🌈🌈

    ResponderExcluir
  16. Eu também não sei nadas e nem andar de bike. Quando eu era mais novinha eu também não fui muito motivada pelos meus pais... mas nunca é tarde para se aprender e tentar algo "novo". Também estou aos pouquinhos tentando aprender.

    https://www.meninasousadas.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Tem tantas coisas que eu também tenho vontade de aprender...
    Eu sei andar de bicicleta porque o pai da minha amiga estava ensinando ele e aí me ajudou, agora nadar eu não sei não...
    Tenho muita vontade de aprender a falar inglês, aprender a tocar violão, aprender a dirigir... mas confesso que tenho dificuldade em aprender, e também falta disposição.
    Mas que bom que seu namorado e sua amiga estão te ajudando nisso, espero que consiga aprender tudo o que deseja! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei descobrindo que muitas pessoas também não sabem nadar, me sinto menos esquisita!
      Acho que tenho medo de dirigir, queria ter um motorista particular gratuito

      Excluir
  18. Bru que bacana, também tenho vontade de aprender a costurar, não sei se levo tanto jeito para máquina de costura, me dou muito em com rendas e trabalhos manuais, quero aprender.
    Tenta fazer uma horta, só vai ter o dedo verde quando começar várias vezes rs
    Beijocas.

    Se fizer a horta me fala.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, dedo verde não surge assim do nada kkkkkk

      Excluir
  19. Ainda não aprendi a nadar, muita gente já tentou me ensinar mas realmente eu não sei porquê não consigo aprender KKKKKKK Eu também não sou muito boa com plantinhas... é incrível como não duro muito tempo com as minhas e como elas empacam no crescimento :( mas não desisto. Eu espero que você consiga aprender todas essas coisas que tem vontade e que o processo seja bem divertido!
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mesmo!
      As minhas acabam morrendo, eu fico sem dinheiro pra comprar fertilizantes e terras melhores :c

      Excluir
  20. Eu aprendi a nadar com 26 anos, mas nunca imaginei que isso fosse acontecer, dado meu pavor de água. Aprendi por necessidade de um esporte - comecei a sentir fortes dores nas costas - e não gostava de nenhum. Nadar me deixava curiosa e mexe o corpo todo. Me arrisquei. Mas assim como você, não tem piscina perto de casa, nunca foi barato ou gratuito. Bicicleta eu sei o básico, mas sou péssima com curvas e andar de bike perto de gente. Me dá nos nervos!

    Já costurar é o meu sonho! Tenho máquina e bordo a mão, mas um dia ainda quero chegar ao nível da alfaiataria. ♥ Vai demorar, mas chego lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai chegar sim nesse nível!
      Foi destino aprender a nadar então, mesmo que por um motivo ruim!

      Excluir
  21. Olá!
    Eu amei ler seu relato, acho que não devemos sair perguntando coisas que podem ser muito invasivas e, mesmo sem a intensão, podem machucar. O importante é que nunca é tarde para aprender e você está buscando sempre mais e mais a seu favor. Também sou louca para aprender a cultivar uma horta, um dia consigo. Orgulhe-se de si mesma.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu bem <3
      Verdade, nunca é tarde para aprender

      Excluir
  22. Bom dia, Bruna
    O importante é a vontade de aprender algo, você vai conseguir. Estou aprendendo teclado pelo youtube nesta quarentena, sempre tive vontade de tocar, mas agora chegou a oportunidade. Sucesso nestes teus objetivos. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  23. E se eu te contar que aprendi a nadar quando criança e que hoje em dia (muito pela falta de prática) não sei mais nadar AUHSUAHSAUSH' Descobri que não sabia mais indo num parque aquático e quase morrendo afogada kkkkk Mas que bom que agora você vai poder aprender essas coisas.
    Ahh, eu também queria saber cuidar de plantas e se tivesse espaço aqui em casa, com certeza teria uma horta. E eu sei costurar o básico, mas seria bem legal fazer minha próprias roupas.

    Beijos e até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei que nadar fosse igual a andar de bicicleta huahua como dizem, o corpo acaba lembrando automaticamente. Parece que não kkk

      Excluir
  24. Oiee Bruna!

    Demorei mas cheguei!
    Te entendo de se incomodar com perguntas dessas, acho que não existe idade para aprender/estudar as coisas que vc gostaria um dia, para isso sempre tem seus tempos certos. E achei interessante vc costurar as roupas para bonecas, espero que alcance seu objetivo de saber costurar roupa do seu tamanho!

    kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Já costurei uma sacola de pano e uma almofada, já já sai uma roupinha huahua

      Excluir
  25. Ah Bruna, imagina que máximo aprender a fazer essas duas coisas agora, depois de adulta! Imagina a realização! Vai ser maravilhoso, só consigo pensar assim. <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mesmo aaaaaaaa, será mesmo uma realização!!

      Excluir
  26. Ahhh eu também não sei nadar...tô pensando seriamente em começar natação ano que vem, afinal, nunca é tarde né ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima ideia! Eu amo o mar e não sei nadar kkkk

      Excluir
  27. Tava aqui procurando meu comentário porque eu li esse post antes, mas acho que não comentei

    Também não sei nadar nem andar de bicicleta, tive uma bicicleta quando criança, mas ninguém pra me ensinar... e sei lá se dá pra uma criança aprender isso sozinha. Só sei que não aprendi, já apareceram algumas pessoas pra tentar me ensinar a andar de bicicleta, mas sempre dá boca pra fora. Perdi um pouco o interesse. Máquina de costura eu aprendi recentemente a colocar a linha na agulha e ajeitar ela, mas não costurei. Quero aprender pq faço crochê e vai ser muito útil pra mim. Mas tem muita coisa que queria ter aprendido e não aprendi, falta tempo pra dar conta de todas essas coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, agora a gente tem esse tempo, mas não tem quem ensinar

      Excluir
  28. Boa sorte com os aprendizados, Bruna! Sei nadar e andar de bicicleta, mas estou aprendendo a andar de bicicleta em Amsterdam que é um nível bem avançado e completamente diferente de andar de bicicleta só por lazer. Estou indo aos pouquinhos. Estou também aprendendo a ter dedo verde e até tem dado certo, as plantinhas estão sobrevivendo. Tem muito conteúdo legal sobre plantas na internet, especialmente no you tube. Tomara que esse movimento dedo verde ganhe cada vez mais adeptos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amsterdam! Que incrível!
      Obrigada, em breve espero ter minha hortinha ^^

      Não estou encontrando nenhum link seu :c

      Excluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.