Acabe com o seu problema de leitura!

Tem problemas com a leitura? Então aprenda a diminuir a complicação!



Tem problemas com a leitura? Então aprenda a diminuir a complicação!

Saiba que você não é o único, a maioria das pessoas tem dificuldades em ler um texto sem trocar as palavras, comer letras e começar falando no plural e terminar no singular, entre outros problemas.
Isso se dá geralmente (pelo menos aqui no Brasil) devido a falta de atenção que o governo dá à educação escolar. E convenhamos que nem todo mundo é incentivado a ler avidamente (não apenas os deveres escolares) desde pequeno.
Entretanto saiba que há solução, você não precisa ter problemas com a leitura por toda a vida.


Leitura Exata!
Por que é importante ler bem? 1. "Como você saberá conversar sobre determinado tema se não o compreende?"  2. "Lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso", 3. "Através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades", 4. "Quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada", 5. "Quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aquele que não possui essa prática", 6. "Com conhecimento, reflexão e vocabulário é óbvio que o indivíduo conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita", 7. "A leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir com as próprias pernas".

Como fazer uma boa leitura?
Há muitos aspectos envolvidos na boa leitura, mas a exatidão é o primeiro objetivo a atingir. Isso significa esforçar-se para ler exatamente o que está escrito, tomando cuidado para não pular ou trocar palavras nem omitir as últimas letras.
Para ler corretamente as palavras, você precisa entender o contexto. Isso exige preparação minuciosa. À medida que desenvolver a habilidade de ver as palavras à frente da que está lendo e analisar o fluxo das idéias, conseguirá ler com maior exatidão.
A pontuação e os sinais diacríticos são elementos importantes da linguagem escrita. A pontuação indica onde pausar, o tempo da pausa e possivelmente a necessidade de inflexão da voz. Certifique-se de conhecer bem as regras de pontuação e acentuação. Esse é um dos segredos para se dar sentido à leitura.
Para adquirir a habilidade de ler corretamente é necessário treinar. Leia cada parágrafo várias vezes, até não cometer mais erros. Então, passe para o parágrafo seguinte. Por último, esforce-se a ler várias partes da matéria sem pular, repetir ou trocar palavras. Depois de fazer isso, peça que alguém escute sua leitura e indique os erros que cometer.


 O que se deve fazer? 
Ler em voz alta exatamente o que está escrito, sem omitir letras, pular ou trocar palavras. Pronunciar as palavras corretamente, obedecendo à pontuação e aos sinais diacríticos, que incluem os acentos.

Como conseguir:
Treine! E faça isso em voz alta.
Peça que alguém escute sua leitura e aponte os erros.
  • Leia com atenção.
  • Não leia as palavras isoladamente; aprenda a ler grupos de palavras.

+ Peça que um amigo ou alguém de sua família acompanhe à medida que você lê, em voz alta, um texto comprido. Peça-lhe que o interrompa toda vez que você (1) pular uma palavra; (2) ler uma palavra de maneira errada ou trocar a ordem das palavras; (3) desconsiderar um acento ou um sinal de pontuação que exige pausa ou inflexão.


No próximo post sobre leitura exata saiba como usar corretamente os sinais de pontuação!


You Might Also Like

1 comentários

  1. boas dicas, amo muito ler!. Meus amigos dizem que eu sou ótima cm leitura, mais o tanto que eu treino.. sempre lendo um livro e pans :*

    ResponderExcluir

;D