12 de setembro de 2011

Será que ler dá sono?


Muitas pessoas afirmam que “ler dá sono”, você acredita nessa mentira? De tanto se falar e de se ouvir parece até mesmo que é verdade, mas não é!

A leitura não tem capacidade de provocar sono. O que acontece é que a pessoa já está propensa a querer dormir ou já está sonolenta quando começa a ler.


Há alguns indivíduos que quando vão ler, já procuram uma forma de se acomodar para um possível “cochilo”: leem deitadas, apoiadas em travesseiros macios. Também é muito comum visualizar pessoas lendo depois do almoço e antes de dormir, justamente nos horários em que o sono virá com ou sem as páginas escritas do livro. A leitura deve ser feita em um ambiente agradável e não confortável! 

O modo como se lê também causa monotonia e cansaço nas vistas. Pausar a leitura constantemente, ficar fazendo menção de leitura com os lábios ou ruídos baixos com a garganta embalam o sono. Falta de atenção é outro fator chave que desestimula, pois vez ou outra o leitor precisa voltar em parágrafos já lidos! 


Durante a vida não aprendemos a ler livros, aprendemos a ler parágrafos, capítulos e no máximo algumas páginas. 

Contudo, sabemos que ler é imprescindível para nós, para a faculdade, para o trabalho, para as pessoas que convivem conosco, para termos formação, para formarmos outras pessoas. 

Alguns poucos passam horas lendo, enquanto a maioria suspira: Como gostaria de ler assim! 


Sim, podemos dizer que não gostamos, que dá sono, que não precisa de tanto. Mas quando vemos alguém próximo a nós, lendo horas sem parar, pensamos porque não temos a mesma capacidade! 

Mas a temos, o problema é que não usufruímos dela! Ler é uma decisão! Você já parou para pensar o que precisa para ler mais, para ler melhor? Um lugar diferente? Ler em voz alta? Explicar a alguém o que leu? Resolva isto primeiro: leia em um ambiente e horário que você não vá ter tendência ao sono! Comece com leituras mais breves, livros com poucas páginas e vá aumentando aos poucos e, com isso, acostumando a ler de modo diferente do que aprendeu! 

Não desista na primeira palavra estranha e esteja com um dicionário ao lado, afinal, como dizem: ninguém nasceu sabendo!


4 comentários:

  1. Brincadeira, será mesmo verdd?? hahaha..
    Acho que depende da leitura rs... vai dar sono, desistencia ou não.
    Como eu, não curto muito literatura, se me por pra ler uma certeza que vo dormi kkkkk
    mas amoo romances: - se me por pra ler, se deixar termino ele no mesmo dia : D

    Beijo, gostei desse post

    ResponderExcluir
  2. Literalmente ler não dá sono. pessoas que não gostam ou sentem preguiça, justificam com essa blasfêmia.
    te sigo. Abraços *-*

    ResponderExcluir
  3. Haha. Eu gosto de ler, não importa o loca, ou se estou com sono, ou ativa, ou em uma viagem, no ônibus. Gostei muito da postagem. Até.

    ResponderExcluir
  4. Haha tem toda razão ler não da sono nunquinha.. eu passo umas 2 horas ou mais do meu dia lendo.. é sempre bom ter um livro na mão.. e é raro eu sentir sono, só quando eu já tava com sono antes.

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.