Já faz um tempo que eu tenho vontade de ler uma obra da Luisa Geisler, seu mais novo livro está na minha lista de leitura de 2016. Acabou que comecei a ler seu livro de estréia "Contos de Mentira", quando vi que seria lido no Clube do Livro GWS, aí estava uma boa oportunidade.
Ela é nascida em Porto Alegre, e ganhou aos 19 anos o Prêmio SESC de Literatura com seu primeiro livro impresso!
"Quando ela pergunta se eu amo o mar, quero ser sincera. Só não quero perdê-la. Sinto que ando perdendo a Mari nas pequenas coisas. Nessas frases bobas que escapam. Nos silêncios. A Mariana não gosta mais de conversar. Ela percebe verdades que eu não percebo. Percebe coisas que eu não queria." (quote do conto "Mar").
Vamos lá, ele é composto por 17
Há uma variedade de personagens: moças jovens, rapazes estudantes, pais de família, pessoas de diferentes culturas. No entanto, todas carregam algo em comum: um peso dentro de si.
Meus contos favoritos foram (tentarei não dar spoiler):
- Leão: conta a história de uma menininha que ama queimar as coisas na boca do fogão, quando sua mãe não está olhando. Certo dia, ela está procurando objetos pelo quintal, e encontra um lindo gatinho de rua e o esconde na garagem.
- Ovelha Branca: dois irmãos, Guilherme cursa Administração e se casou cedo, Caio fez design e se assumiu homossexual. Ambos indiferentes com a vida do outro, até que se desentendem na mesa de jantar.
- A Laranjeira: Severo era frequentador assíduo no bar do Fausto, não tinha muito dinheiro, então só pagava quando podia. Naquela noite, o dono do bar insistiu que precisava de um pagamento.
- O Vinco: Rodrigo Haruo, aluno da Escola Politécnica da USP, tem o hobbie de fazer origamis, faz tantos origamis que presenteia os amigos com formatos de tsurus em seus aniversários. Mas a diferença é que ele sempre escrevia uma mensagem dentro do origami, entre as dobras, sabendo que ninguém desdobraria. Ele só não esperava que Isabela encontraria um recado.
- Coríntios I: Jéssica leva o casamento com pouca satisfação, e seu marido Lê está sonhando com filhos, sem perguntar se ela deseja ser mãe. Ela acaba sendo influenciada e para de tomar a pílula, sua menstruação para de descer e ela só tem vontade de rezar para não estar grávida.
Apesar dos contos serem um pouco densos, a leitura se torna dinâmica e em poucos dias (ou horas, se você for uma traça de livros igual a mim) o livro chega ao fim.
Eu amei e indico essa escritora nacional super talentosa!
Ano: 2011 | Páginas: 128
Editora: Record | Gênero: Contos
Olha que show! A escritora parece ser bem talentosa mesmo. Fico feliz por ela ter faturado o prêmio SESC logo com o primeiro livro impresso.
ResponderExcluirMe interessei pelos contos: Ovelha banca, Leão e O vinco.
Beijos,
Monólogo de Julieta
Eu não conhecia a autora, de verdade mas o Conto do Origami, não só pelo meu nome estar na personagem fora da caixinha mas me chamou a atenção por que sou muito curiosa D:
ResponderExcluir| Blog A Bela, não a Fera |
| FB Page A Bela, não a Fera|
Eu adoro contos e não conheço essa escritora, fiquei curiosa para saber mais sobre os outros contos e como se desenvolveu o conto Ovelha Branca e O vinco :)
ResponderExcluir