14 de agosto de 2017

Não sou Ninguém! Quem é você? Ninguém também?


A Bruna pré-adolescente mergulhava em poesias mórbidas e as procurava pela internet e pela biblioteca do bairro. Além disso, eu tinha uma agenda onde os transcrevia e desenhava coisas tristes nas páginas ao lado. Foi em procura de poemas mais melancólicos que encontrei Emily Dickinson (1830-1886Massachusetts - EUA), apenas uns poucos versos num blog que eu nem me lembro o nome.
Então eu soube que ela escreveu mais de cem poemas, porém publicou em anonimato somente dez em um jornal, e não publicou nenhum livro enquanto estava viva. Ela era totalmente reclusa, e viajou apenas duas vezes por questões de saúde. Emily era conhecida como a "Grande Reclusa", sua vida foi para a poesia, ela escolheu não se casar e nem ter filhos, e viveu com os pais até os últimos dias, ela viveu até os 56 anos.
Emily escrevia seus poemas diariamente, e confeccionava seus próprios caderninhos de poesia, costurando-os à mão, e guardando-os na gaveta. 


Seu poema que mais me toca é esse:

Não sou Ninguém! Quem é você?
Ninguém – Também?
Então somos um par?
Não conte! Podem espalhar!

Que triste – ser –  Alguém!
Que pública – a Fama –
Dizer seu nome – como a Rã –
Para as palmas da Lama!

-

I’m Nobody! Who are you?
Are you – Nobody – too?
Then there’s a pair of us!
Don’t tell! they’d advertise – you know!

How dreary – to be – Somebody!
How public – like a Frog – 
To tell one’s name – the livelong June – 
To an admiring Bog!

Poema traduzido pelo também poeta Augusto de Campos. Reflete o gosto pelo isolamento e anonimato de Emily. Sendo "Ninguém" aos olhos da sociedade, e a felicidade em encontrar outro "Ninguém", que também despreza a fama.


É incrível como Emily conseguiu manter uma certa independência, em vista da época em que vivia. Era forte a sua educação puritana, numa América do Norte do século 19. Onde as obrigações da mulher eram obedecer ao marido, à família e à igreja. Sua primeira independência foi quando decidiu sair da South Hadley Female Seminary, uma espécie de instituto educacional para moças, Emily não quis declarar sua fé, esse foi seu primeiro ato de rebeldia. Sua família possuía bastante instrução e seus pais apoiavam os questionamentos dos filhos, mas seu ateísmo não foi bem-vindo por completo. Sua resistência em frequentar às missas com a família a deixava mais reclusa em casa com suas poesias.
Sua segunda independência foi continuar a escrever e a ler intensamente, quando o papel da mulher era somente o trabalho doméstico. Seu terceiro ato foi se recusar a se casar e a ter filhos, na época esse era o único destino possível de uma mulher.
Dois artigos maravilhosos sobre Emily que eu tive o prazer de ler: A auto-ironia na poesia de Emily


Seus autores preferidos eram: Shakespeare, Charlotte Bronte, Lydia Maria Child, Isaac Watts, John Keats, Ralph Waldo Emerson, William Wordsworth, Henry Wadsworth Longfellow e Elizabeth Barrett Browning. 
Após sua morte, sua irmã Lavínia, encontrou mais de mil poemas escritos, e em vez de destruí-los, decidiu lutar  para publicá-los. Junto com sua cunhada Mabel Loomis Todd, professora de astronomia, as duas organizaram os poemas, revisaram, corrigiram e deram títulos aos poemas sem nomes, e publicaram o primeiro volume em 1890, contendo 115 poemas.
Após mais de dez anos, quem continuou a publicar os poemas de Emily foi sua sobrinha Martha Dickinson Bianchi, lançando uma coletânea em 1914, que foi organizada por sua mãe Sarah Dickinson anos antes, onde continha 146 poemas inéditos da escritora.
Em 1945, mais quatro volumes foram publicados, organizados por Mabel Todd e sua filha.
Em 1955, suas publicações deixaram de ser impulsionadas pelas mulheres da família, e um estudioso de Harvard, chamado Thomas H. Johnson, organizou uma obra completa de Emily Dickinson, dividida em três volumes e em ordem cronológica. 
Traduzida em português por vários escritores, a tradução mais lida foi feita por Augusto de Campos.
~
Primeira imagem do post: cena do filme Lemonade Mouth, onde a Olívia está recitando um dos poemas de Emily Dickinson. Ironicamente, Olívia era uma personagem bem reclusa, e que só conseguiu sair do anonimato com a ajuda de seus amigos. Ela escrevia poemas que transformou em música.
Arte de colagem feita por Hogret.
Tirinha feita por Tom Gauld.

Participando do BEDA nos grupos Se organizar,todo mundo bloga | Café com Blog | United Blogs

43 comentários:

  1. Adoro Emily, tem uma autora brasileira que publicou 'wild nights' de longe melhor publicação em português do Brasil dela que tive em mãos. Mas as melhores traduções foram de Jorge de Sena, escritor português. Recentemente ganhei esse livro. Maravilhoso.

    Amei o post... e adorei imaginar o ontem de Bruna.
    bacio

    ResponderExcluir
  2. Só conhecia o nome Emily Dickinson por causa de Gilmore Girls, e que incrivel!! Achei toda a história dela muito interessante, e adorei o poema <3 vou procurar mais, e o livro

    http://odisseia666.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse poema ainda representa muitas pessoas que gostam de escrever e para a época ela muito forte para ousar não casar e seguir a vida ditada pela maioria.bjss

    ResponderExcluir
  4. Belo post! E. Dickinson é maravilhosa!


    wwww.ahoradejuno.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. poesia é uma coisa linda mesmo! essa autora é incrível.
    abraço profundo!

    ResponderExcluir
  6. Gente mais que mulher incrível, apesar de toda rebeldia por não seguir os padrões ditados na época, a moça ainda quis ter alguém ao lado para viver, eu não conseguiria, e que poema ein?! Se sentir como ninguém deve ser horrível, mas o poema é lindo, não conhecia nada dela, adorei. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi tão forte em tantos pontos! Aposto que era sentimental demais e sofreu bastante por amor :c

      Excluir
  7. Adorei o poema e conhecer sobre a Emily! Ela representa o grl pwr em uma época muito complicada pra nós mulheres. Amei o post. Beijo!

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
  8. Que poema mais lindo! Eu não a conhecia muito bem, mas saber um pouco mais de sua vida me tocou de uma forma inexplicável! Seu post está maravilhoso <3
    Adorando conhecer novos blogs com o Beda nos grupos que sigo!

    Grande abraço.
    Alternativa GG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o poder do BEDA huahua conhecer novos blogs *o*

      Excluir
  9. Que poema incrível, Bru. Dá pra sentir através de cada letrinha a emoção que ela colocou escrevendo isso. Não conheço ela e achei muito interessante a história dela.

    Beijos!
    www.memorizeis.tk

    ResponderExcluir
  10. Que mulher incrível! Eu só conhecia ela pelo nome, nem sabia que era poeta. Às vezes eu me sinto como esses poetas antigos, que vivam reclusos em casa. Às vezes tenho vontade de sair :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahuahua sim, me identifiquei com ela também por causa desse quesito

      Excluir
  11. Adorei o poema! Eu não conhecia esse anonimato da Emily. E olha que já vi vários versos dela espalhados no Tumblr (que as pessoas postam). Enfim, adorei!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela só ficou conhecida depois que morreu :c
      mas ser conhecida não era bem algo que ela ansiava

      Excluir
  12. Olá!
    Adorei a tirinha pq ela me representa!
    Não conhecia esse trabalho, confesso.
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, você viu o filme Além das Palavras? Acho que você ia gostar. Falei brevemente sobre ele no blog: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-filmes-14/

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi sim, mas não gostei muito, acredita? Pintaram-na como uma figura muito polida, sei lá, não curti :c

      Excluir
  14. Não conhecia a história de vida dela, mas que mulher incrível e a frente de seu tempo, conseguiu ser revolucionária em sua própria trajetória de vida, não aceitando o que era imposto pela sociedade e buscando sua liberdade e viver de acordo com suas próprias escolhas. É algo admirável.

    https://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Os poemas dela são maravilhosos, li há muito tempo já!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amei esse post! Não conhecia essa poetisa e fiquei encantada (e até me identifiquei muito) com o poema dela. Vou escrever num papelzinho e guardar.
    Logo eu, que disse que não gostava de poemas (e costumo não gostar mesmo, mas esses mais melancólicos realmente tocam meu coração).
    Você conhece Jake BUgg? É um cantor. Ele tem uma música que chama The Love We’re Hoping For e acho que essa música retrata muito bem essa tirinha.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ouvi falar, mas nunca escutei as músicas dele! Ouvirei essa *-*

      Excluir
  17. Primeira vez que entro aqui, e me deparo com um post que me identifico muito.
    Adorei!
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu ouvi falar da Emily, mas nunca tinha lido obras dela. Gostei bastante de saber sobre a história dela, sobre o que ela pensava... Muito legal também seu projeto... eu vi ali o "Leia mulheres"... acho sensacional esse projeto, mas nunca entrei nele...
    Bjks!

    https://mundinhodahanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mulheres é incrível e indico esse projeto pra todo mundo!

      Excluir
  19. Obrigada, sinceramente por este post. Não conhecia a Emily mas já a foi pesquisar e estou apaixonada. Incrivel a sua história e os poemas são lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de nada *o* meu papel no mundo é passar a palavra de artistas <3

      Excluir
  20. A sua rebeldia, sua oposição a sociedade e a sua coragem de não seguir o que era imposto às mulheres na época realmente é impressionante, ela é uma verdadeira guerreira. Não a conhecia, mas gostei bastante desse poema. Amei o post 😊

    Novo post | 7 dicas que VOCÊ PRECISA SABER para melhorar a sua ingestão de água!
    Blog Conceito AbertoFacebook Page

    ResponderExcluir
  21. Essas mulheres que lutaram em suas épocas S2
    Adorei conhecer mais sobre ela =D

    ResponderExcluir
  22. Mais de cem poemas é impreciso e distante por demais da produção de ED.

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.