3 de agosto de 2018

Projeto #100em1 - Teatro Glauce Rocha

Esse teatro virou um símbolo pessoal de reencontro com a minha amiga Mariana. Ficamos anos longe uma da outra, mas pudemos enfim voltar a nos ver, e espero que a distância não fique entre nós novamente.
Eu a convidei para conhecer esse teatro comigo, estava na minha lista dos cem lugares para visitar. Vimos uma peça em cartaz chamada "Eu sou eu porque meu cachorrinho me conhece", fiquei interessada por conter trechos de Gertrude Stein e por ser dirigido por uma mulher (Martha Ribeiro).

Chegamos lá e deu para perceber que é um teatro não muito frequentado, ele é escuro e tem cheiro de coisas guardadas. Eu amei a atmosfera, era como encontrar um local secreto no meio da cidade do Rio de Janeiro!

Enquanto esperávamos a peça começar, uma senhora gentil passou vendendo biscoitinhos, ela disse que vai à todos os teatros vendendo biscoitos de queijo e de coco. 

Nós nos sentamos nas últimas poltronas, e descobrimos que era a estréia da peça, era o primeiro dia e tínhamos ido de modo totalmente aleatório.

#100em1 é um projeto que consiste em visitar 100 novos lugares no período de um ano! Aqui tem mais sobre o projeto e regrinhas.


Os atores disseram que não era permitido tirar fotos e gravar sem a autorização, então eu não registrei a peça. Foi uma experiência de 1h de tirar o fôlego! Experimentei tantas emoções que eu e minha amiga ficamos impactadas o tempo inteiro, e até depois de muitas horas.

A peça misturava ficção e realidade, e em muitos momentos não dava para saber se quem falava era o personagem ou o ator. Muitas questões foram levantadas, como a ideia de que uma peça precise dar sentido e mensagem, e sobre as perspectivas diferentes de quem está no palco e quem está na platéia.

Eu sou eu porque meu cachorrinho me conhece começou com uma cena de vários orgasmos, o palco meio escuro, apenas iluminado com uma luz vermelha. Os personagens surgindo e se questionando da própria existência.

Queria ter ido nos dias seguintes da peça, mas muitos compromissos apareceram e eu não pude ir. Caso entre em cartaz novamente, com certeza assistirei de novo!

Os performers são do Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea: Ariel, Beanã Sophi, Eduardo Ibraim, Gabriel Gusttavo, Joana Caetano, Nua Del Fiol, Tatiana Delgado, Lucas Rodrigues, Yuvita Gusti.


Descobrimos depois que o teatro leva o nome de uma atriz brasileira, Glauce Rocha, nascida em Mato Grosso do Sul, na década de 30!
Pesquisei e vi que ela lutou contra a censura e também era tão dedicada ao seu trabalho e à sua arte, que saía febril dos palcos, e faleceu aos 41 anos de tanto trabalhar! 

Eu fiquei encantada por ter ido ver uma peça dirigida por uma mulher, contendo trechos de uma escritora, performada por atrizes e por pessoas trans, num teatro que leva o nome de uma mulher incrível!


~
 Av. Rio Branco, 179 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

Chegou agosto e o BEDA (Blog Every Day August) vem junto! Significa que todos os dias desse mês o blog será atualizado!

10 comentários:

  1. Primeiro, adorei o seu projeto de 100 lugares em 1 ano! Seria um bom incentivo, principalmente pra alguém como eu, que sempre vai para os mesmos lugares :|
    E que experiência incrível! Eu adoro teatro, mas aqui em Brasília não tem tantas peças assim, e quando vem alguma é por um valor totalmente fora da realidade :((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse projeto é maravilhoso! Conheci uma porção de lugares e de pessoas através dele!

      Excluir
  2. eita, quanto tempo que não vou ao teatro! seu post me deixou com saudade de ver alguma peça <3

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando colocar esse projeto adiante, mas só consegui ir em dois lugares da minha lista e um de forma aleatórias, tenho 97 pela frente ainda... rs. Gosto desses projetos, mas tenho medo de esquecer e não levar adiante e isso é algo que estou tentando organizar melhor.
    Faz tanto tempo que fui ao teatro que lendo esse post fiquei com muita, mas muita vontade de ir!!
    Beijo enorme 💛
    Quase Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaa é normal no início ir à poucos lugares, eu mesma fiquei um tempão pra colocar pra frente! Mas faça sim, enriquece muito na nossa vida

      Excluir
  4. Esse projeto é demais espero que consiga sim finalizar. Tem tanto tempo que não vou ao teatro para ver uma peça, sempre vou pra ver stanup hahaha sinto falta na minha cidade tinha um projeto que chama toda terça Gravatá e tinha o hábito de ir toda terça feira me mudei e não consegui me organizar mais kkkkk.
    Oba o BEDA está de volta vou ter que arrumar um tempinho pra não perder nada e conseguir ler tudo.
    Beijão!

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força! Nunca pensei que chegaria além da metade huahua

      Excluir
  5. Adorei o projeto, ainda não o conhecia mas vou conferir pra poder participar ano que vem e já poder me organizar nesses seis meses que restam do ano.
    O teatro é incrível, e fiquei curiosa com a peça, se vier para São Paulo, com certeza vou assistir.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.