21 de março de 2020

Mapa de Influências - Curso Grátis de Criatividade #fazernaquarentena

Esses dias achei uma lista de cursos grátis da Domestika, a plataforma disponibilizou 10 cursos gratuitos durante a quarentena, entre eles o "Desenho e criatividade para pequenos grandes artistas", tendo o ilustrador espanhol Puño. O curso é ótimo para crianças e também para adultos que querem sair do bloqueio criativo! É dividido em 4 unidades + projeto final.

A primeira etapa é fazer seu próprio mapa de influências. Eu fiz dois, o primeiro é um mapa de ilustradores e quadrinistas brasileiros que me influenciam. O segundo é um mapa só de gringos de várias partes do mundo.

Um mapa de influências não é um mapa de plágio, ele serve para você ter uma ideia das pessoas e dos artistas que influenciam sua forma de fazer arte. Minha inspiração é influenciada por mil artistas, mas todos não caberiam aqui, então botei alguns em ordem aleatória.




Brasileiras! 
1) Gus Morais, SP. Eu entrava em seu site todos os dias para ver se tinha conteúdo novo. Seus quadrinhos criticando a alienação da sociedade me influenciaram muito. Eu nem desenhava na época! Minha história favorita dele é "Ou Isto ou Aquilo".
2) Lovelove6 (Gabriela Masson), Brasília. Conheci seus trabalhos pelo antigo Zine XXX, grupo que uniu muitas ilustradoras e quadrinistas do Brasil em 2015, local em que eu também comecei meu caminho artístico. Seu trabalho que mais amo é a "Garota Siririca".
3) Ing Lee, Minas Gerais. Conheci sua arte quando fui em uma palestra na Biblioteca Parte de Niterói, sobre o preconceito e a militância ásia-brasileira, ela era uma das entrevistadas no documentário "O Perigo Amarelo nos Dias Atuais", apresentado por Hugo Katsuo. Gosto muito do quadrinho "Amarelo/Humanidade".

4) Leonardo d'Almeida, Bahia. Conheci após o seguir na minha página de desenhos, amo suas artes explosivas de cores, sua temática misturando ciências, distopias, astronomia e física. É um deleite para os olhos todas as suas artes!
5) Aldrey, Curitiba. Conheci também através da minha página, seus desenhos sad e super coloridos me tocam o coração, ele também é youtuber e pintor digital! Amo todas as suas tirinhas!
6) Camilla Siren, Brasília. Conheci sua arte no grupo Arte das Mina, que eu fazia parte. Sou louca pelas ilustrações e pelos graffites dela! Ela fez parte da coleção de sacolas ecológicas, comprei todas no mercado!

7) Mariana Sales, ela foi uma das minhas grandes influências no início da minha arte, sua poética e seus traços me davam vontade e força para desenhar. Minha história preferida dela é a "Sad Girls Comics".
8) Camila Rosa, conheci pela minha página de desenhos, amo suas artes feministas e suas personagens fortes! Dá vontade de ter vários posteres dela pela casa.
9) Nina Satie, SP. Conheci também através do Arte das Mina, e me apaixonei de primeira pelas suas personagens místicas de cabelos de algodão. Sua delicadeza na hora de pintar é maravilhosa! Recentemente participamos de uma exposição coletiva de mulheres em SP (Protagonismo Feminino: sororidade e e empoderamento), e a conheci pessoalmente!



Várias partes do mundo!
1) Manjit Thapp, vive em UK. Sò de ver seus desenhos me bate vontade de desenhar!
2) Junji Ito, Japão. Sou louca pelos mangás de terror e horror dele! Já falei sobre vários aqui, mas o meu favorito é Uzumaki!
3) Liniers, Argentina. Gosto das tirinhas dele desde antes de desenhar, amo sua poética e seu humor!

4) Lolle, Itália. Sou apaixonada pelas artes trevosas dela, amo suas personagens bruxas e vampiras!
5) The Sad Ghost Club, é um clube de um fantasminha triste, criado por Nathan, Lize e Helen. São conselhos e desabafos que me tocam o peito!
6) Deathburger (Josan Gonzalez), Espanha. Conheci quando comprei a nova edição do livro Neuromancer, de William Gibson, em que Josan ilustrou, e me apaixonei por seu estilo!

7) Gemma Correll, Britânica moradora da Califórnia. Amo suas tirinhas engraçadas e fofinhas, principalmente quando ela coloca seus pugs e seus gatos!
8) Puuung, Coréia do Sul. Ilustradora maravilhosa com suas histórias "Love is in small things", fofas e apaixonantes!
9) Aubii, ilustradora e youtuber, sou doida por suas ilustrações psicodélicas demais e bem loucas!




Já fez seu mapa de influências?

30 comentários:

  1. Oi, Bruna! Muito bacana esses mapas de influência, legal você informar essas ideias para nós. Eu adorei. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conheço esses artistas citados por ti, mas se de alguma forma te influenciam eu suponho que sejam talentosos, como tu, que demonstras isso através dos teus desenhos que eu gosto muito! ;)

    ResponderExcluir
  3. Quanto artista bacana, ainda não habia visto o trabalho de nenhum deles e amei.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quanto artista legal! Eu não conheço todos, e os que conheço, só acompanho de longe. Acho muito bacana ter essa diversidade de artista para poder se inspirar.
    Amei a dica dos cursos grátis no Domestika. Já tem dois cursos que eu quero muito fazer <3 Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez os cursos? Espero que tenha se divertido e aprendido mais coisas!

      Excluir
  5. AAAAAAAAAAH AMEEEEI esses cursos gratuitos ♥
    Tava louca pra achar cursos voltados para as artes!
    Obrigadaaaa :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de nadaaa, espero que tenha proveito em algum deles!

      Excluir
  6. Olá!
    Muito bom usar o tempo em casa para aprender algo novo ou se especializar em algo que já temos conhecimento.
    Gostei das dicas de cursos.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu amei a dica porque que estou fazendo vários cursos online nessa quarentena e eu com certeza vou tentar esse. Eu amo desenhar e estou com muita vontade de aprender mais.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. início da quarentena eu estava bem agitada, mas agora nem tanto kkkkk

      Excluir
  8. OI Bruna, eu também tenho usado esse tempo de quarentena para fazer alguns cursos online. Muito legal essa sua dica de curso. Adorei os seus mapas de influência. Legal ter um só de Brazucas.
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  9. Aah que ótimo que você ainda posta... e essa postagem foi bem inspiradora hahaha
    Adorei particularmente a Ing Lee e a CAMILLA SIREN, nossa!

    ResponderExcluir
  10. Bruna, esse curso deve ser lindo! Adorei essa coisa do mapa de influências ~ e adorei mais ainda ver quais são as suas influências. Compartilhamos algumas, viu? AMO Manjit Thapp, Liniers e Gemma Correll. Adorei descobrir esses artistas nacionais incríveis também. Quanto talento reunido!

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog Espaço da Moda

    ResponderExcluir
  12. Hmmm, vou ver se dou uma entrada para vê e entender algumas coisas. Muito bom o posto.
    dl-wgy.blogspot.com
    Seguindo~

    ResponderExcluir
  13. É uma ótima sugestão
    Seguimos o blog <3

    Beijinhos :), Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  14. Amei que nas suas influências tem vários que conheço, especialmente as minhas conterrâneas de Brasília. O Gurulino é outro conterrâneo que eu adoro e sempre me arrancava um sorriso quando eu encontrava um pelas ruas da cidade. A Gemma Correll é queridinha e tenho o livro dela sobre gatos e a Puuung eu conhecia o trabalho, mas não sabia o nome. As ilustras dela são fofas demais!

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.