13 de setembro de 2011

Pra quem você escreve?


O blog nos dá um certo sentido de liberdade com relação a o que escrever, como escrever, e principalmente: a quem escrever.
De certo modo sempre pensamos no que o post vai refletir, se vai ser interessante ou se vai ser um lixo, e toda essa preocupação se dá porque montamos um perfil de quem vai ler, a quem o post será dirigido.
Então, para quem você escreve?

Eu resolvi fazer esse post principalmente porque estou em conflito.
Há sempre o que queremos colocar na nossa página, mas o bendito do assunto foge do tema do blog. É por causa disso que devemos ter em mente o nosso público.


Escreve pra você mesmo? - Indecisos e egoístas.
Há quem diga que pode postar o que quiser no blog, porque afinal o blog é dele. Mas aí que está, ninguém faz um blog do eu sozinho. Montamos uma página pra compartilhar os nossos pensamentos, então por que não podemos nos interessar um pouco no que os seguidores acham?
Um blog bagunçado, tanto no visual como nos posts é desvalorizado por simplesmente não ter um padrão de postagem. Por exemplo, num dia você fala sobre futebol, e no outro sobre tutorial de como deixar os links coloridos ao passar a seta do mouse.
O caso é que pode sim escrever pra você mesmo, mas isso implica em palavras jogadas ao vento, pois as pessoas não vão querer ler. E o que é mais doloroso para um blogueiro do que não ter leitores?


Escreve pra você mesmo? - Desabafos sentimentais.
Eu já vi blogs que foram criados apenas pra desabafos.
Quase não tem seguidores e os posts são irregulares. Eu não sou contra, até porque alivia bastante você escrever o que está lhe incomodando, mesmo se ninguém for ler.
Mas se houver seguidores você tem de tomar cuidado, pode ser que não queira que todo mundo que está ali vá ler, e pode ser que confundam seu desabafo com textos.




Escreve pra você mesmo e para outros? - Críticos.
Os críticos não estão apenas nos fóruns e nos vlogs, mas também por aqui!
Esses blogs são feitos exclusivamente pra jogar o inconformismo com relação a algum assunto. Eles não escrevem apenas pra si mesmos, mas também para outros lerem e comentarem sobre o que acham.
Normalmente um blog assim tem caráter agressivo ou satírico.




Escreve pra você e para outros? - Escritores.
Felizmente muitos escritores desconhecidos fazem blogs e colocam seus textos aqui. Eles escrevem pra se entreter, porque gostam, e escrevem principalmente para os leitores.
Sempre pensamos se o nosso texto causará o sentimento que intencionamos que o leitor tenha.
Não importa se queremos ser como os "Egoístas", escrevendo o nosso texto como der na telha, porque lá no fundo queremos saber a opinião alheia.




Escreve para outros? - Tutoriais, novidades, moda, downloads etc.
São os blogs que mais dão dicas do que opinam. Normalmente são lindos e todo mundo tem vontade de ter um pelo menos uma vez na vida. São úteis e principalmente trabalhosos para os donos.
É ruim se você tem apenas esse tipo de blog, porque se por ventura tiver vontade de postar um texto seu ou um desabafo, poucas pessoas vão dar valor.
Os seguidores desse blog se interessam pelo o que ele disponibiliza, olham rápido para as postagens, e não tem muita paciência de ler um texto que está entre um tutorial e o clipe mais recente de determinado artista.
Pelo menos eu tenho preguiça.




O caso é que você pode ser todos de uma só vez, porque afinal o blog te dá liberdade, mas sempre procure respeitar os leitores.
Avise quais são os tipos de post que o blog tem, e caso abra uma nova categoria, fale sobre isso. Deixe ao lado num canto visível cada assunto.
Acima de tudo o blog tem que ser uma coisa que lhe agrada, uma diversão e ao mesmo tempo algo sério. 


Então, pra quem você escreve?

9 comentários:

  1. Escrevo com tutoriais, modas e news.

    u.u

    Olha, eu tou avisando... Quase quebrei a tela do pc por causa desta baratinha. haahha

    já estou de colocando lá como afiliada. haha (:

    pinkpimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu escrevo textos, crônicas e contos. Escrevo para os outros e também escrevo para mim, uma vez que escrevo coisas que gostaria de ler.

    Leio muitos blogs e gosto em especial daqueles em que as pessoas ousam, escrevem coisas de sua autoria, mesmo achando que ainda precisam aperfeiçoar e tal...É fazendo que se aprende afinal, né?

    Ah, e eu também invado blogs alheios, não me apresento, não peço licença e vou respondendo as perguntas dos posts...rs

    Mas sou legal, apesar disso.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. eu gosto de escrever pra mim mesma, é mais como um desabafo .-. oou também escrevo pra 'pessoas', que nem se importam com isso :/

    ResponderExcluir
  4. oiê!
    Adorei seu blog, Poderia seguir o meu ?
    eu retribuo aqui (:
    Beijô e Bye.

    http://luci-lyly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. aaah eu acho que eu escrevo tudo ... Tutoriais, dicas, testes, games, alguns desabafos, hauhauah (ninquém é de ferro!) e sinto que estou tendo uma resposta muito positiva dos meus leitores!(o que me deixa boba de tão feliz) mais eu me encaixo mais na ultima opção sim, pq eu sei que muitos elogios lá não são tão sinceros, pois sabemos quem leu de verdade o post e quem não leu =/
    e confesso que design lá já meu deu muito trabalho, é um arruma aqui e um arruma ali, Rs Hoje em dia estou satisfeita!

    Beeijos guria e desculpa o comentário meu grande Rs! hauhauahauhauah

    ResponderExcluir
  6. Escreve pra você e para outros? - Escritores.

    Sou dessas u.u Gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. na verdade eu transformo em letras os meus pensamentos, e os mesmos tornam-se publicos..
    vou fzer um texto com essa minha frase

    bjokas
    http://mel-ailove-u.blogspot.com/
    visite-me

    ResponderExcluir
  8. Acho que eu escrevo mais pra mim mesma, meus textos são meio que desabafos camuflados, mas me preocupo sempre em não fugir do "tema" do blog, e não ficar postando aleatoriedades.

    Podem olhar meu blog viu, http://cinzasdeagosto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Escrevo frases e textos para que as pessoas possam se identicar, com o que quero transmitir. Ele está no inicio ainda, e queria muito chegar a uma meta de 50 seguidores, não sou novata nesse mundo da blogsfera, então por favor me ajudem (;
    Beeijos
    http://menina-sentimental.blogspot.com
    http://sinceagain.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.