24 de janeiro de 2017

Projeto Literário Agatha Christie I


Eu conheci a Agatha Christie quando ainda estava no ensino fundamental, após visitar o sebo do meu bairro e encontrar um livro dela por dois reais! Depois de um tempo, eu descobri que a minha avó tinha todos os livros da Agatha quando era adolescente, mas os exemplares foram vendidos sem a autorização dela.
Quando eu vi que criaram o Projeto Agatha Christie, vi uma oportunidade para me impulsionar a ler todos os livros dela.
A Agatha escreveu mais de  88 livros de ficção! Sem contar ensaios e peças teatrais! De 88, eu já li 13, não é nem metade hauaha. Nesse post, falarei de apenas seis, e farei outros posts quando for lendo um certo número de livros dela. Acho que terminarei antes de morrer hauha.


A Agatha é conhecida como a Rainha/Dama do Crime, por escrever tantos livros bons de romance policial! Ela nasceu em 1890, na Inglaterra. Cresceu ouvindo as histórias de Conan Doyle, Edgar Allan Poe e Leroux, contadas por sua irmã mais velha, Madge. Mas foi a mãe que a incentivou a começar a escrever contos. Quando jovem, disse à irmã que poderia escrever uma história de detetive, a irmã duvidou, e em sua biografia Agatha disse que então, a semente foi plantada, e que ela havia sido atingida pela determinação de escrever histórias policiais.
Suas histórias mais famosas incluem seu detetive belga Hercule Poirot, e a detetive idosa e amadora Jane Marple (ou Miss Marple).


A Noite das Bruxas
Em uma pequena cidade inglesa, a escritora de livros policiais Ariadne Oliver ajuda com os preparativos da festa de Halloween local. Por causa da presença da escritora, uma menina de treze anos chamada Joyce, fica se gabando de que já presenciou um assassinato, porém ninguém acredita nela, visto que é conhecida como mentirosa. Em meio às brincadeiras do Halloween, ninguém nota tão cedo que houve um assassinato. Ariadne liga para seu amigo detetive Hercule Poirot, pois acredita que ele é o único capaz de desvendar o caso.
Eu achei enfadonho, porque não gosto da Ariadne Oliver (a ironia é que dizem ser o alter ego da Agatha huaha). Simplesmente não fui com a cara dela. E como ela dá palpites na investigação, eu não li com muita felicidade ahuhau, além de ter achado o caso previsível demais.

Assassinato no Campo de Golfe
Quem narra esse livro é o Capitão Hastings, amigo de Hercule Poirot. A história começa com Poirot recebendo uma mensagem de um senhor chamado Renauld, dizendo que sofre perigo. Entretanto, quando o detetive chega ao local, uma hospedaria que mantém um grande campo de golfe, descobre que já é tarde e o seu cliente foi assassinado. A história fica mais emocionante quando a arma do crime desaparece, e um novo cadáver é encontrado no mesmo local!

Sócios no Crime
São 23 casos que são desvendados pelo casal Tommy e Tuppence, donos da Agência Internacional de Detetives, que resolvem cada crime imitando grandes detetives como Poirot e Sherlock.
Eu gostei do livro, mas é um pouco parado com relação aos outros livros da Agatha.


Enquanto Houver Luz
Reúne textos curtos de Agatha Christie que nunca haviam sido publicados em livros, apenas em revistas undergrounds de contos policiais das décadas de 20 e 30. São nove relatos que incluem duas aventuras do detetive Poirot, o primeiro conto escrito por ela e outras tramas de crime e terror.
Eu achei chato, a leitura não fluía.

Assassinato no Expresso do Oriente
Hercule Poirot recebe um telegrama pedindo que volte urgentemente para Londres. Ele embarca então no Expresso do Oriente, estranhamente lotado para a época do ano. No meio do caminho, uma terrível nevasca impede o trem de continuar seu percurso.
De repente, no meio da madrugada, um passageiro é assassinado brutalmente. Todos os passageiros são suspeitos, e Poirot tenta descobrir quem cometeu tal crime, antes que aconteça outra atrocidade.
Eu devorei esse livro às pressas, porque foi uma leitura deliciosa, é uma das melhores histórias para mim.

A Morte no Nilo
Hercule Poirot tirou férias no Egito, e estava à bordo de um barco no rio Nilo, quando uma moça jovem, bela, rica e feliz é assassinada em sua cabine. Para completar, à bordo encontra-se um assassino profissional perseguido pelo amigo de Poirot, Coronel Race, agente do Serviço Secreto Inglês.
Eu amei essa trama, coloquei até um coração na avaliação do skoob hahaha.

~

21 comentários:

  1. Eu sempre fui curioso pra ler esses livros da Agatha mas nunca li, não sei porque, mas sempre tive curiosidade. Adorei ♥

    Sorriso de Vida Blog

    ResponderExcluir
  2. eu nunca havia ouvido falar dela, que bacana!!! amo sebos de vdd, você acaba descobrindo livros fantastico, e incriveis. eu tenho que ser franca que eu adorei a história da sua vó ohahahaha
    bj
    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,Bruna! Como você está? Eu nunca ouvi falar dela,mas porém eu desejo participar desse projeto como faço? Eu amo livros de ficção e que legal que ela já escreveu peça teatrais também! Acredito também que o Assassinato no Campo de Golfe deve ser o mais interessante assim como a pequena descrição que você escreveu..

    Beijos ♡
    | reckless | e Hematomas

    ResponderExcluir
  4. Super curiosa com esse A Morte no Nilo! Adoro a Agatha mas li poucos livros dela. O que eu mais curto é o Morte na Mesopotâmia! Sério, é demais hahah Curti demais esse projeto, tenho muitos livros dela pois ganhei de um senhor que não tinha mais espaço para guardar a coleção, pretendo ler eles mas aaaa procrastinação demais é o meu nome hahah Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
  5. Você já leu muita coisa dela <3
    Eu li somente 2 (E não sobrou nenhum e M ou N) mas estou com meta de vida de ler todos! hahahaha
    Esse ano começo o projeto. E o livro "A casa torta" vai virar filme. Boa oportunidade pra ler.
    bjos
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  6. Babe, eu nunca li nenhum livro da Agatha, mas sempre tive curiosidade de ler por ela ser conhecida como uma escritora referência na literatura. Achei o projeto incrível e adorei as suas resenhas. Sinceras como tem que ser! Fiquei curiosa para ler Assassinato no Expresso do Oriente pela forma que você o descreveu.

    Adoro visitar o seu blog. É sempre muito amor!
    Beijos, Bruna ✨

    supimpagirl.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna. Como está? Espero que bem.
    Sempre tive curiosidade em pegar algum livro da Agatha para ler, mas nunca peguei. Talvez essa seja a chance de não deixar escapar. Bjinhos.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu gosto pra caramba da Agatha e dos livros delas, li muito pouco dela comparado ao que quero. Não cohecia o projeto, mas acho que já faço isso haha' eu tenho uma certa mania de ler e assistir tudo em ordem cronológica, então eu comecei a ler os livros da Agatha em ordem.
    Alguns que comentou ainda não li, mas pretendo muito breve retomar minha leitura dos livros e contos dela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. nossa, eu tb lia muito ela no ensino fundamental hahaha acho até que por causa dos livros dela, comecei a ler os do sherlock. de lá pra cá nunca mais li nada da autora. vou olhar esse projeto! e, 88 livros? pois tá aí! projetão!!! :***

    ResponderExcluir
  10. A curiosidade me mata em ler ❤
    Ainda tô me acostumando com o hábito de ler, ainda não conhecia a autora e seus livros, mais quero poder ler seu trabalho. ❤❤❤❤❤❤❤



    https://mundo-mikas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu já li dois livros dela. O Assassinato no Expresso Oriente e Cai o Pano. Amei os dois!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  12. agatha é muito bom!
    li poucos também, acho que menos que tu =/

    tem um seriado do poirot, vi alguns dos contos, são otimos. e achei que representaram ele muito bem!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Sou fã assumida e também conheci os livros dela na adolescência (faz tempo rs) e li TODOS os livros dela, inclusive as que ela escreve com o pseudônimo de Mary Westmacott, e não morri ainda rs então você também consegue. Ahhh e tem alguns que já reli rs. BEijos

    ResponderExcluir
  14. Oiie!

    Li os livros dela e gostei bastante! Achei bem desafiador esse projeto hahaha Decidi topar. Vou fazer para Conan Doyle também. Leio tudo fora de ordem!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Você comentou lá no blog sobre o projeto e assim que entrei aqui vi o post sobre ele e fiquei super curiosa!! eheheh
    Acho que vou me aventurar a participar, sem prazo para finalizar eheheh Porque 88 livros é muita coisa!
    Adorei saber um pouco mais destes que você já leu!
    xoxo

    ResponderExcluir
  16. adorei o projeto. ainda nao li todos
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sabe que eu nunca consegui ler livros policiais ou de investigação? Apesar de adorar CSI ahhahahah (principalmente o Las Vegas) e Grimm! Eu juro que tentei, mas não é um gênero que me atraia, embora eu saiba que é uma boa autora e já tenham me recomendado diversas vezes, é triste que não consiga ler. Sou a sra dos dramas e romances MESMO! Mas, boa sorte com as leituras, espero um dia ler que tu conseguiu completar todas as obras dela!

    ResponderExcluir
  18. Olá! Nunca li Agatha Christie, mas tenho muita vontade. Mesmo que seja um gênero que não costumo ler, acredito que tenho que experimentar, afinal uma escritora com tantos fãs deve ser realmente boa.

    ResponderExcluir
  19. Eu pretendo ler todos os livros da Agatha também, eu li o Assassinato no Expresso do Oriente e me empolguei! Eu a conheci no fundamental também, mas eu sempre escolhia ler os livros do Conan Doyle. Sou uma apaixonada por Sherlock Holmes! haha Desde os 10 anos de idade que eu ia para a biblioteca (mini) da escola que eu estudava para ler , foi nessa época que conheci romances policiais e me apaixonei por eles. <3

    ResponderExcluir
  20. Eu me exibia um mooooonte porque "tinha lido quase todos os livros da Agatha" quando, na verdade, tinha lido uns 30...E eis que a autora tem mais de oitenta HUAISDHAUI. Eu adoro Agatha Christie e, ao contrário da coleguinha abaixo, sempre gostei muuuuuuito mais do que o Conan Doyle, talvez porque nos do Sherlock Holmes vemos o Sherlock desvendar o crime e na Agatha participamos da história, eu sempre tento ligar as pistas achando que o assassino é tal personagem e no fim é outro hueihue. É uma das minhas escritoras preferidas. Quanto aos livros escolhidos nesse post, li Assassinato no Campo de Golf, Morte no Nilo e Assassinato no Expresso Oriente. Esses dois últimos foram alguns dos primeiros que li e talvez por isso estejam na minha lista dos preferidos. Eu gostei muito dos personagens de Morte no Nilo (a Jaqueline era demais!) e o final de Assassinato no Expresso Oriente é excelente.

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Quando li projeto Agatha Christie já fiquei curiosa para saber como funciona. Gosto muito dos livros dela e confesso que foi pelos livros dela que comecei a gostar de ler. Leio Agatha desde que tinha uns 12 anos acredita? Aqui em casa acho que tenho uns 20 livros dela, são incríveis. Outro detalhe que gosto bastante é o detetive Poirot, os livros com a participação dele são bem legais. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.