10 de agosto de 2017

Projeto Literário Agatha Christie II


Eu conheci a Agatha Christie quando ainda estava no ensino fundamental, após visitar o sebo do meu bairro e encontrar um livro dela por dois reais! Depois de um tempo, eu descobri que a minha avó tinha todos os livros da Agatha quando era adolescente, mas os exemplares foram vendidos sem a autorização dela.
Quando eu vi que criaram o Projeto Agatha Christie, vi uma oportunidade para me impulsionar a ler todos os livros dela.
A Agatha escreveu mais de  88 livros de ficção! Sem contar ensaios e peças teatrais! De 88, eu já li 13, não é nem metade hauaha. Nesse post, falarei de apenas sete, e farei outros posts quando for lendo um certo número de livros dela. Acho que terminarei antes de morrer hauha.


A Agatha é conhecida como a Rainha/Dama do Crime, por escrever tantos livros bons de romance policial! Ela nasceu em 1890, na Inglaterra. Cresceu ouvindo as histórias de Conan Doyle, Edgar Allan Poe e Leroux, contadas por sua irmã mais velha, Madge. Mas foi a mãe que a incentivou a começar a escrever contos. Quando jovem, disse à irmã que poderia escrever uma história de detetive, a irmã duvidou, e em sua biografia Agatha disse que então, a semente foi plantada, e que ela havia sido atingida pela determinação de escrever histórias policiais.
Suas histórias mais famosas incluem seu detetive belga Hercule Poirot, e a detetive idosa e amadora Jane Marple (ou Miss Marple).




Por que Não Pediram a Evans? - ★★★
Publicado em 1934, em meio a um jogo de golfe, é encontrado um homem moribundo, aparentemente caído de um penhasco. O estranho balbucia de modo estranho "por que não pediram à Evans?", lançando um mistério para os detetives que o encontram. Mal sabem os detetives amadores que sair indagando sobre a possível identidade de Evans e sobre o que não foi pedido a este é algo que colocará suas próprias vidas em perigo.
Eu não gostei muito, não entrei no clima e achei o final meio murcho.

Cai o Pano - ★★★★
Para resolver o último caso de sua carreira, o detetive belga Hercule Poirot volta ao local onde solucionou os primeiros crimes. É incrível como eu não li seguindo a ordem dos livros huahua já li a aposentadoria de Poirot!

Os Elefantes Não Esquecem - ★★★
Hercule Poirot parou no alto do penhasco. Nesse cenário, uma mulher havia sofrido um trágico acidente anos atrás. Algum tempo depois, mais uma tragédia: dois outros corpos foram descobertos - marido e mulher - mortos a tiros. Mas quem matou quem? Teria sido um pacto suicida? Um crime passional? Ou um assassinato a sangue-frio?
É aquele tipo de livro nem muito bom e nem ruim.

O Segredo de Chimneys - ★★★★★
Cheio de reviravoltas, a história começa com o jovem Anthony Cade voltando à Inglaterra, depois de mais de vinte anos afastado do país com a missão de entregar os manuscritos com as memórias do conde Stylptitch a uma editora, e cartas de um chantagista à bela Virginia Revel. Os originais e as cartas são roubados, e Anthony ajuda Virginia a esconder da polícia o cadáver encontrado na casa dela. Na mesma noite, o príncipe da Herzoslováquia é assassinado no palácio de Chimneys, onde está escondido um valioso diamante. Para desvendar o mistério e recuperar o manuscrito, o superintendente Battle, da Scotland Yard, conta com a ajuda de Anthony.


O Homem do Terno Marrom - ★★★
Diamantes roubados, um bela jovem, viagens, arqueólogos, amor e mistério, crime e conspiração. Anne Beddingfeld embarca em um navio com destino à África do Sul, afim de investigar a ligação entre um acidente numa estação de trem e um assassinato em uma casa antiga. Durante a viagem, ela conhece pessoas maravilhosas e suspeitas, e sua vida corre perigo a todo momento.
Achei interessante, mas não foi de me tirar o fôlego.

Punição Para A Inocência - ★★★★★
Um jovem é tido como culpado no tribunal, mas o mesmo não chega a cumprir a pena por matricídio, pois ele morre antes. Dois anos depois, um estranho volta a mexer na mais terrível ferida da família Argyle. Poderia Arthur Calgary apresentar o elemento que faltava na defesa de Jacko? Teria Jacko sido condenado por um crime que não cometeu? E se não foi ele, quem então teria cometido o crime? Esse livro é um dos meus favoritos da Agatha, eu li loucamente e fiquei sem ar!

O Caso dos Dez Negrinhos - ★★★★★
Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitável, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma história infantil.
Outro da Agatha que eu li maravilhada!


Participando do BEDA nos grupos Se organizar,todo mundo bloga | Café com Blog | United Blogs

54 comentários:

  1. Olá!!
    Eu não conhecia a Agatha Christie e me pergunto como ainda não a conhecia. Adoro os livros retratados pelos generos de drama/crime! Vou aproveitar para conferir!!
    Super beijo

    ResponderExcluir
  2. Agatha é a rainha do meu coração ♥ Uma das coisas que eu mais gosto sobre ela é que, no meio desse tanto de homem, ela conseguiu se destacar (principalmente por ela ter vivido em uma época mais machista que a de hoje).
    Também entrei nesse projeto. Já tinha lido alguns livros dela, mas não lembro muito bem e quero reler. O caso dos dez negrinhos é o meu preferido porque você lê ele todo e não consegue descobrir quem é o responsável (e quando descobre, a gente fica de cara kkkk). Desses que você citou, também li cai o pano. A história não é ruim, mas não gostei muito do assassino, sabe? Sei lá, não rolou uma empolgação sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, ela escreveu uns oitenta livros, mais peças, mais ensaios, muitas coisas *o* numa época mais rígida. Confesso que ela tinha uma condição financeira e familiar muito estruturada, mas mesmo assim ela conseguiu se manter no mundo editorial!

      Excluir
  3. Conheci os livros de Agatha há anos atrás, quando participava de um projeto chamado Círculo do Livro, mas nunca me interessei em ler. Escolhia sempre outros autores. Mas gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poderia ter dado uma chance, os livros dela são maravilhosos!

      Excluir
  4. já ouvi muito falar da Agatha mas nuca li nem um dos seus livros, acho que romance policial nunca me chamou muito a atenção, mas caramba a mulher publicou tudo isso de livros? que exemplo maravilhoso, ela deve ter sido uma mulher fenomenal, bem a frente do seu tempo, me faz acreditar que eu também posso conseguir realizar meus sonhos.

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  5. Uau! Eu não a conheço, mas adorei sua meta de tentar ler os todos os livros dela! E que mulher fantástica em? Tantos livros!!!! Adorei, que inspiração

    ResponderExcluir
  6. Tb conheci Agatha Christie no ensino fundamental, mas nao sei se pq era muito nova, nao entendi muito bem, deixei o livro, tinha visto na casa de uma amiga, era da mae dela rs mas nao era nenhum desses, eu acho. Recentemente vi um amigo falando q estava lendo e deu vontade, agora mais ainda.
    Eu participo de um projeto desse, da Clarice Lispector, e pra mim tb foi uma oportunidade incrivel de ler os contos.
    Bjo grande flooor

    http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/08/10/projeto-fotografico-agosto-beda10/

    ResponderExcluir
  7. Amo essa autora e a maneira como suas histórias se desenrolam. Não li todos os livros dela, mas não devo estar muito longe disso. rs
    Mio nono tinha a coleção em capa dura, uma edição lançada no século passado, numa dessas datas comemorativas.

    Mas não sabia desse projeto literário, ai ai ai, lá vou eu. rs
    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que incrível *o* minha vó também tinha a coleção!

      Excluir
  8. Legal, Bruna, belo projeto!

    Sou fã e li todas as histórias do Sherlock Holmes, mas nunca li um livro da Agatha.
    Você me convenceu!

    ResponderExcluir
  9. Amoooo livros de mistério/romance!!! Não conhecia a Agatha, mas depois de ler as sinopses de seus livros, irei procurar com certeza... Me interessei por Punição Para A Inocência, parece ser bastante intenso!

    Beijos... E ah, venha fazer uma visita ao meu blog!
    Entre Devaneios

    ResponderExcluir
  10. Sou louca pra ler os livros dessa autora :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. falam tão bem da Agatha mas nunca li nada dela, interessante uma mulher ser tão famosa por gênero como suspense né? Muito legal!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm, ela é conhecida como A Rainha ou A Dama do Suspense *---*

      Excluir
  12. Oi Bruna, eu li muitos livros dela quando era criança. Ela foi uma espécie de introdução à literatura "adulta" pra mim e até hoje eu tenho um carinho enorme pelas histórias dela, sempre cheias de mistério e revelações "bombásticas". Hahaha! Muito legal esse projeto, não conhecia! Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que linda *-* hauhua eu só fui conhecer quando entrei no colégio!

      Excluir
  13. Nossa que projeto legal nunca havia escutado falar nele, não me lembro se ja li algo da autora mas escuto boas resenhas de seus livros, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bem?
    Amei esse projeto de ler todos os livros da escritora,estarei aqui acompanhando pois, vou querer saber todas as resenhas, me deu vontade de escolher um autor e ler também todos os livros dele. Amei demais sua iniciativa.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma boa ideia escolher um autor e ler todos os livros dele *-*

      Excluir
  15. Eu já vi muitos livros dela, mas confesso que nunca cheguei a ler.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Eu conheci a Agatha pelas resenhas aleatórias que já li na Blogsfera, desde o primeiro contato eu já quis muito ler os livros dela por que amo romance policial e histórias com mistérios, mas, não sabia que chegavam a quase 100, haha. Enfim, tenho alguns títulos escritos por ela na minha lista de "futuras leituras". Gostei destes listados no post por que dessa forma posso conhecer mais livros escritos pela Agatha :)
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  17. OIee. Nossa assim que eu vi esse post me senti atraída. Eu amo os livros da Agatha, eu conheci ano passado. Uma professora deu um livro de presente pra minha irmã aí eu acabei lendo. E depois procurei mais. O que eu li recentemente não está no post, foi: Morte no nilo. O que eu li. Esses livros parecem ser bem interessantes não é mesmo? Na minha escola tem mais livros dela vou procurar lê-los.

    Snack Cheese | Porquinhos fofinhos. (っゝω・)っ~☆v i s i t e - n o s☆

    ResponderExcluir
  18. Poxaaa, só imagino o tamanho da coleção da sua avó, uma pena terem vendido! Eu quero muito ler os livros dessa autora, tenho uma amiga que é apaixonada por ela e sempre me indica, parecem ser tão bons <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  19. Não li nenhum livro dela ainda, mas já li muitas resenhas dos livros dela e desde então estou afim de ler. Queria ler esses "Por que Não Pediram a Evans?" e "Os Elefantes Não Esquecem", porque foi os que me chamaram atenção aqui no post.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  20. aaaaah passei boa parte da minha adolescência lendo Agatha Christie, foi tão importante pra mim! vira e mexe ainda pego algum livro dela pra dar uma desopilada, é tão gostoso de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm, e é muito bom começar a ler Agatha desde nova *-*

      Excluir
  21. Conheci a literatura da Agatha esse ano, por causa do desafio literário... gostei bastante, mas não sabia desse projeto... achei bem interessante! :)
    Bjks!
    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  22. Que demais, conheci a Agatha Christie há anos,minha mãe sempre leu e desde bem criança eu já lia, adoro!!!

    ResponderExcluir
  23. AMO essa autora! Já li vários livros e é um melhor que o outro. Adoro!
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem? Que projeto mais legal. Comecei ler Agatha Christie quando tinha uns 12 anos. Me apaixonei pelo jeito dela e do Sidney Sheldon escreverem. Não é a toa que hoje é o gênero que mais gosto. Já li Por que não pediram a Evans? e Os elefantes não esquecem e vários outros que tem aqui em casa. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  25. Oiiie

    Eu adoro!! Estou querendo fazer esse projeto também. Acho que um dia termino hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Eu amo mt a escrita da Agatha Cristie, mas só li um livro dela
    S2

    ResponderExcluir
  27. Também tenho esse projeto de ler a obra completa da Agatha! E você está super na minha frente hahahaha Estou lendo em ordem cronológica. Vou ler o segundo publicado "O inimigo adversário" agora em setembro, pro projeto Setembro Policial.
    Vamos que vamos! A meta é ler antes de morrer hahaha
    Bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia simmm *o* esse ainda não li!
      Nem sabia que setembro era o mês do gênero policial!

      Excluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.