8 de março de 2017

8 Filmes sobre artistas mulheres para assistir (parte I).


No início da semana, eu e minha irmã decidimos fazer uma maratona de filmes sobre artistas mulheres, em homenagem ao dia das mulheres. A lista contém 16 filmes, então dividimos em duas partes. Essa é a primeira.
Até o final da semana, creio que já tenhamos assistido todos, e espero que essa lista seja de bom proveito para quem se interessar.
Esse ano, eu resolvi não fazer textão sobre esse dia, e nem desenhar sobre. Não vou reclamar sobre o que já reclamo sempre. Resolvi fazer diferente e dar de "presente" essa lista para as mulheres que conheço ❤.


1. What Happened, Miss Simone? (2015)
Um documentário que conta a história da pianista, cantora e ativista Nina Simone, com gravações inéditas, imagens raras, cartas e entrevistas de pessoas próximas. Retrata uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.


2. Camille Claudel, 1915 (2013) - primeira imagem.
Camille Claudel (1988) - segunda imagem.
O filme é baseado na história verídica da escultora Camille Claudel, que foi levada em um hospício através de seu irmão, passando seus últimos trinta anos sem nunca mais poder seguir a sua arte novamente.
Em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio.


3. Marie Krøyer (2012)
A pintora Marie Kroyer vive um casamento infeliz com o famoso pintor dinamarquês P.S. Kroyer, no final do século XIX. Ela divide-se entre as funções de artista, mãe e esposa, e ainda é obrigada a conviver com uma doença mental do marido. Com o tempo, ela se sente cada vez mais sozinha e angustiada. Decide, então, fugir da rotina e sair de férias.


4. Frida (2002)
Foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com o pintor Diego Rivera, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky e com várias outras mulheres.


5. Patti Smith: Sonho de Vida (2008)
O documentário retrata a vida da poetisa, cantora e musicista norte-americana Patti Smith. Conhecida como "poetisa do punk", ela trouxe um lado feminista e intelectual à música punk e tornou-se uma das mulheres mais influentes do rock and roll.


6. Grandes Olhos (2014)
É centrado no despertar de Margaret como artista, o sucesso fenomenal de suas pinturas e sua relação tumultuada com o marido, que foi catapultado à fama internacional levando o crédito pelo seu trabalho. No final dos anos 1950 e início dos 1960, o pintor Walter Keane alcança um sucesso além do que imaginava, revolucionando a comercialização da arte popular com suas pinturas enigmáticas de crianças abandonadas com grandes olhos. A verdade bizarra e chocante seria eventualmente descoberta: os trabalhos de Walter não eram criados por ele, mas por sua mulher, Margaret.


7. The Punk Singer (2013)
Creditada como um dos fundadoras da terceira onda do feminismo e riot grrrl - Kathleen Hanna tem sido um ativista radical, musicista e ícone cultural há mais de vinte anos. A cantora Punk combina vinte anos de imagens de arquivo e um olhar íntimo em quatro temporadas consecutivas da sua vida, para contar a história do que aconteceu, e o que ela é agora.


8. Persepolis (2007)
Apesar de ser uma animação, Persepolis foi baseado no romance gráfico autobiográfico de Marjane Satrapi. Sua trama começa pouco antes da Revolução Iraniana, quando Marjane atinge a adolescência, e acaba quando ela é uma expatriada de 22 anos.
Marjane é uma romancista gráfica, ilustradora e escritora infanto-juvenil franco-iraniana. Ficou conhecida como a primeira iraniana a escrever história em quadrinhos.

~
Veja aqui a segunda parte!

p.s.: esse é o 300º post do blog!
p.s.: (arte por Gloria Park)

16 comentários:

  1. Acho que nunca vi nenhum deles ahahah
    Gostei :)

    Beijinhos,
    http://www.pirilamposemarte.com/

    ResponderExcluir
  2. Ei, como vai?
    Nunca vi nenhum desses filmes, mas pretendo ver alguns que chamaram muito a minha atenção.

    Beijos!
    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Frida, eu amei, demais. Quero ler Persepolis! Lindos, todos lindos <3 Estou fazendo uma lista com filmes com a Elle Fanning!

    ResponderExcluir
  4. Dá lista só vi Frida e Persepolis. São maravilhosos!
    Anotei os outros! ;)
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  5. aaa que post incrível1 <3 quero muito assistir o documentário da patti smith, li um livro dela esse ano e foi um dos melhores da vida. sério. que mulher!
    :***

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com vontade de ver Patti Smith: Sonho de Vida e The Punk Singer, parecem bem legais!
    Grandes Olhos é um filme bem tenso né? Eu achei isso quando assisti, meio perturbador sei lá...
    E você vai no show do The Pretty Reckless?? :D

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei os filmes que você separou! Não vi nenhum, mas certamente vou anotar pra quando surgir a oportunidade.
    Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Eu já li Persépolis, vou assistir a animação assim que der. Salvei seu post nos favoritos pra assistir todos eles (e indicar lá no meu blog também rs). Gosto demais da Nina Simone e fiquei curiosa pra saber um pouco mais sobre ela, a voz e as músicas dela são lindas <3

    Bjs!
    31 de Março

    ResponderExcluir
  9. Nossa, já adicionei alguns na minha lista, como nós mulheres somos fortes em, sempre suportando até a ultima gora de sofrimento para podermos em fim pensar em nós mesmas. É triste também ver o quanto somos subestimadas, e incompreendidas, mas essas mulheres mostram que a estrada nunca termina, e estamos ai para mostrar o nosso poder.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelos 300 posts, hein! É um grande número :) Dessa lista só conheço o "Frida", que já assisti umas 3 vezes. Tenho de tomar nota!

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Eu to doida pra assistir a esse What Happened, Miss Simone? desde quando ele foi lançado. Sei que já passou na TV e tudo, mas nunca consigo ver. Eu assisti Frida, filme incrível e bem real da história dela né? Também to querendo assistir a esse Patti Smith: Sonho de Vida.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. Fiquei meio frustrada de não conhecer nada. Salvei os posts nos favoritos pra tentar ver cada um deles. Envolve muita história e biografia, o que eu sempre adoro. Me interessei mais por Frida e Marie Kroyer.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  13. Mas que post tão bom! Confesso que fiquei um pouco chateada comigo mesma por não conhecer nenhum dos filmes, mas vou guardar todos os nomes e tentar ver o mais rápido possível! Aguardo a segunda parte!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderExcluir
  14. Acho que vi alguns filmes desta lista! São, se dúvida, grandes sugestões. Gosto imenso de ver filmes sobre arte e acho super importante focar o tema da mulher como artista. Acho importante mostrar que não só de homens se fez a história :3

    Kiss,
    Mii
    Comic Life Blog

    ResponderExcluir
  15. Dos oito só conhecia (e vi) três! E desses três sou apaixonada pela história da Frida.
    As restantes sugestões, vou pesquisar! :D

    ResponderExcluir
  16. Bru, que post maravilhoso e cheio de girl power na sua lista.
    Fiquei mega curiosa e já vou correndo ler o segundo aqui.
    Beijão, babe ❤️

    Supimpa Girl

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.