10 de março de 2017

8 Filmes sobre artistas mulheres para assistir (parte II).

Facebook | Instagram | Tumblr | Twitter

No início da semana, eu e minha irmã decidimos fazer uma maratona de filmes sobre artistas mulheres, em homenagem ao dia das mulheres. A lista contém 16 filmes, então dividimos em duas partes. Essa é a segunda. A primeira você pode ver aqui.


1. Janis: Little Girl Blue (2015)
Janis: Little Girl Blue é narrado pela cantora Cat Power. A produção ainda vai contar com entrevistas de Janis Joplin, amigos e familiares da artista. Além disso, filmagens da cantora entre os anos de 1967 e 1970 também aparecem no documentário.


2. Marina Abramovic – Artista Presente (2012)
Marina Abramovic é uma das influências mais decisivas na arte da performance. Nelas, a artista testa os limites de sua própria resistência física e mental. Em 2010, o MoMA de Nova Iorque, organizou uma grande retrospectiva da sua obra. Para a ocasião, Marina, não só remontou obras passadas, como criou uma nova performance pela qual interagiu intensamente com o público durante todo o período da mostra. O doc mostra a criação e o período desta exposição, alem de entrevistas com curadores, colecionadores e artistas.


3. Momentos Eternos de Maria Larssons (2008)
Na Suécia do início do século 20, numa era de mudança social e pobreza, a jovem operária Maria Larssons ganha uma câmera fotográfica na loteria. A lente da câmera permite a Maria ver um mundo diferente, sob uma nova perspectiva. É como se ela tivessa ganhado novos olhos. Mas o objeto também se torna uma verdadeira ameaça para ela, uma vez que o alcoólatra, mulherengo e abusivo marido sente-se enciumado.
Ela foi a primeira fotógrafa profissional da Suécia.


4. Miss Potter (2006)
Beatrix Potter (Renée Zellweger) foi um verdadeiro fenônemo da literatura no início do século XX. Ela criou uma série de livros e personagens infantis que são amados até os dias atuais, além de serem adaptados para outras mídias. Mas, apesar do sucesso de seu trabalho, ela sempre manteve sua vida pessoal em segredo.


5. Amy (2015)
Quatro anos após uma morte prematura, a cantora britânica Amy Winehouse ganha um documentário completo revisitando os momentos mais marcantes de sua carreira.


6 Violeta Foi para o Céu (2011)
Intratável, terna, boêmia, áspera, contundente, frágil e indomável. Violeta Parra foi uma das artistas mais emblemáticas do Chile - e ainda assim, profundamente ignorada por décadas de uma cultura controlada pela ditadura de Pinochet. A partir do livro escrito pelo filho de Violeta, Ángel Parra, a vida, a obra, a memória, os amores e as esperanças dessa cantora, compositora, poeta e pintora que é um dos maiores ícones da arte popular latino-americana.


7. Artemisia (1997)
Artemisia Gentileschi (1593-1653) foi uma das primeiras pintoras conhecidas. O filme conta a história de sua juventude, enquanto ela era guiada e protegida por seu pai, o pintor Orazio Gentileschi. Sua curiosidade profissional sobre a anatomia masculina, proibida para seus olhos, levam-na ao conhecimento do prazer sexual. Mas ela também foi bem conhecida porque, em 1612, ela teve que se apresentar à corte, devido à suspeita de estupro cometida por Agostino Tassi, seu professor.


8. Vida e Arte de Georgia O'Keeffe (2009)
Os quadros deslumbrantes de Georgia O'Keeffe são apresentados ao longo do romance de Georgia com o carismático fotógrafo Alfred Stieglitz, mas seu colapso emocional começa ao perceber que Alfred era infiel, durante sua autodescoberta em Taos, Novo México. Georgia O'Keeffe é um filme imperdível, um drama cativante tanto para os fãs do trabalho da artista quanto para quem ainda não a conhece. Ela pintou flores e paisagens como ninguém.

p.s.: (arte por Gloria Park)

20 comentários:

  1. que lindeza de filmes sobre artistas mulheres, deu vontade de ver todos ♥ todo mundo fala desse documentário da Amy, tenho que ver o quanto antes pq já to atrasadinha kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei a sugestão de Janis: Litlle Girl Blue. Esse é um filme que eu preciso assistir com a minha mãe, pois ela tbm é muito fã da artista. Também, preciso assistir os filmes listados nos números 3 e 4 :O Aliás, coloquei esse post nos meus favoritos pra eu não esquecer os nomes dos filmes!
    Beijo e tô indo lá ver a primeira parte desse post maravilhoso, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
  3. que recomendaçoes otimas bru, eu gostei da primeira partee essa parte ta sensacional

    http://dosedestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa lista, vou colocar alguns desses na minha lista (interminável) de filmes para assistir haha'
    Essas mulheres são maravilhosas mesmo <3

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a lista, irei dar uma pesquisada nesses filmes depois.
    Beijocas!

    Editora Morgenstern | Ana

    ResponderExcluir
  6. Olá,Bruna! Como você vai? Dentre todos os filmes eu não conhecia nenhum acredita? Sabe o filme Lolita? Assista ele! Acredito que você vá amar ele,assim como eu amei. Eu confesso que não sei como você conseguiu maratonar tanto filme,um pra mim já ta ótimo acredita? Que lista maravilhosa,já salvei ela aqui pra ir assistindo aos poucos..
    Abraços e beijos ♡
    reckless

    ResponderExcluir
  7. Primeiro quero dizer que fui muito bem enganada pelo bichinho andando embaixo do seu "sobre mim", jurei que ele tava na tela do computador HAHAHHA. E segundo, amei a lista! Desses o único que assisti foi Amy, mas já quero ver esses outros!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
  8. Pra variar, não vi nenhum de novo. Fiquei curiosa pra ver sobre Janis Joplin, Maria Larssons. Já Artemisia me interessou por causa da atriz principal que já é meio queridinha por mim ♥

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  9. Pra variar, não vi nenhum de novo. Fiquei curiosa pra ver sobre Janis Joplin, Maria Larssons. Já Artemisia me interessou por causa da atriz principal que já é meio queridinha por mim ♥

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  10. AMO Miss Potter, muito. Filme que me despertou muiita coisa boa =D
    Os outros não conhecia meninaaaa, acredita?? Adorei muito as indicações =D

    ResponderExcluir
  11. Da lista toda eu só conheço e assisti Amy! Mas em minha defesa filmes nunca foram meu posto forte hahaha
    Me interessei muito e quero ver Momentos Eternos de Maria Larssons, por ser sobre uma fotografa, e Miss Potter! Já coloquei na minha lista :)

    ResponderExcluir
  12. Feliz dia da Mulher! - atrasado.
    Legal a ideia sua e da sua irmã pra fazer uma maratona como homenagem às mulheres ^^ Nunca assisti nenhum dos filmes, mas o primeiro me pareceu mais interessante, principalmente pelo gif dele :3 Assistiria se tivesse oportunidade!

    ♡ { Barbie Pretty Sweet } ♡

    ResponderExcluir
  13. Acho interessante documentários que mostram filmagens antigas, parece que tornam mais real né? Então já quero assistir a esse Janis: Little Girl Blue. Também fiquei interessada em assistir a esse Miss Potter. Eu assisti Amy e fiquei até mal assistindo a esse documentário :( porque é bem triste mesmo. Enfim, adorei a seleção de filmes!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Só tinha ouvido falar de Amy, mas gostei de conhecer essas outras dicas. Fique curiosa por Miss Potter.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  15. Sua lista está maravilhosa! Confesso que ainda não assisti nem a metade das suas indicações. Hahaha mas adorei! <3
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post! Hoje li um post com três indicações de filmes maravilhosos. E agora chego aqui e leio essa pérola. Parabéns! O único que assisti da lista foi Miss Potter, alguns que você citou eu conhecia de nome e outros confesso que nunca ouvi. Vou dar uma olhada na lista completa depois.
    bjs

    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia nenhum desses filmes. Já anotei todos!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  18. Babe, que amor sem fim aqui ❤️
    Da sua segundo lista só conheço Amy (saudades) Adorei muito a sua listinha, viu?
    Beijão, Bru

    Supimpa Girl

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.