22 de outubro de 2018

Eu sou quem sou por causa das minhas memórias


Aos 11 anos ganhei uma agenda com capa de pitbull, eu não queria nada florido e nada fofinho. Eu colava fotos, imagens de revistas, escrevia poemas, desabafos, segredos, letras de músicas, trechos de poemas dos autores ultrarromânticos, tinha até a imagem de um rato dissecado que encontrei em uma revista de ciências. Andava pra lá e pra cá com a minha agendinha.
Um ano depois botei fogo. A agenda já estava gorda de tanta coisa colada e escrita. E taquei fogo porque não queria ver aquela parte da minha vida. Foi uma péssima escolha, queria ter guardado. Tinha desabafos sobre meu primeiro amor, minha primeira decepção amorosa, poemas da minha primeira fase da depressão.

Depois eu não tive mais agenda nenhuma. Fiz um blog (em outra hospedagem), e passei a documentar meus dias no mundo virtual. Sempre tento manter as datas, as fotos. Tenho pastas com fotografias de anos, histórias que escrevi quando ainda era adolescente, poemas velhos. 

Hoje guardo minhas recordações mais do que antes. Documento tudo pelo blog e guardo tudo na nuvem. Tenho uma nova agenda que comecei no início desse ano, ela é uma espécie de diário-planner-bullet journal-junk journal-agenda, onde escrevo sobre meus dias, meus hábitos, o que fiz, com quem estive, lugares que fui, tudo. E ao mesmo tempo colo fotos e imagens que me dão inspiração. Recorto principalmente folders das exposições que fui, ingressos do cinema.

Eu sou quem sou por causa das minhas memórias, sou muito esquecida, então procuro guardar tudo. Desde pequena gosto de pegar a caixa de fotografias da família e ficar recordando e rindo. 
Gosto sobretudo das lembranças do Facebook, que me relembram de coisas que aconteceram ano passado, cinco anos atrás. E principalmente das retrospectivas nos finais dos anos.

Tenho medo de algum dia perder a memória. Eu sou feita de lembranças. Saramago uma vez escreveu: "Somos a memória que temos (...) Sem memória não existimos".

28 comentários:

  1. É tão legal documentar momentos importantes ou talvez coisas bobas do nosso dia dia. Acho que a maneira mais forte que tenho de guardar essas lembraças é pela fotografia <3

    ResponderExcluir
  2. Amei seu texto me fez lembrar de uma mania que tenho, eu uso agenda tem 5 anos e sempre guardo elas antes de dormir eu leio como foi meu dia em anos atrás e revejo minhas lembranças e sempre acabo aprendendo um pouco mais com elas e gosto demais ...

    ResponderExcluir
  3. Eu amo relembrar bons momentos passados, dá um calor no coração e uma esperança de viver momentos incríveis novamente ao lado daqueles que nos fazem bem. Não sou tão esquecido assim, e malmente tenho foto com meus amigos, são de se contar nos dedos. Acho incrível a forma que publica os conteúdos em seu blog, dá uma impressão de que te conheço há anos hahaha!

    Beijos do Deivy!
    www.blogdodeivy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhua fico feliz por te dar essa sensação! acho que meu blog é um livro aberto sobre a minha vida

      Excluir
  4. Legal você compartilhar isso. Eu tenho uma caixa de memórias aqui em casa.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Eu também escondi meu diarios, e guardei meu desenhos e sultimente sem querer me sabotei e joguei-os fora. Não tinha orgulho de quem eu era, acho que criei um complexo de vergonha, mas hoje eu vejo que, aquilo que eu era, me tornou quem eu sou.

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são arrependimentos que não tínhamos como prever :c

      Excluir
  6. Olá Bruna
    Ótima postagem. Gosto muito de escrever frases de livros que leio, tenho vários cadernos com frases. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que post mais lindo e eu me identifiquei muito!
    Eu ainda tenho meu primeiro diário guardado até hoje, é engraçado... na adolescencia eu fiz outro, mas rasquei tudo hahaha...
    Também tenho uma caixa de lembranças, sou mega organizada com minhas fotos, uso meu blog pra escrever tudo o que vivo e pra sempre lembrar.
    Aliás, tenho até uma tatuagem com a frase "thanks for the memories" ♥
    Nossas experiências são o que transformam as pessoas que somos.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaa você ainda tem o primeiro <3 <3 que amor!
      não sei o que farei com todas essas bugigangas que coleciono pras memórias hauhua

      eu sempre canto uma partezinha de fall out boys quando entro no seu blog huahua

      Excluir
  8. As pessoas dão risada quando eu falo que ainda escrevo em diário.
    Mas é o que me ajuda! Desabafar, memorizar, relembrar.
    Gosto de colocar tudo no papel, pq é mais fácil pra mim ....
    Amei esse desabafo *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas dão risada? Não sabem do que estão rindo! Escrever é maravilhoso!

      Excluir
  9. Me identifiquei tanto.
    Eu tenho diários desde criança, nunca levei nenhum a sério, escrevia por uma semana e tchau kkkk. Ou escrevia a cada mil anos, quando acontecia algo que eu precisava por em palavras, acostumei afinal, que essa sou eu. Já tentei ser assim, colar fotos, e pedaços de recordações (como cupons de cinema) no diário, mas eu só sirvo para escrever mesmo, o meu bullet journal foi um fracasso kkkkk
    O blog me ajuda a guardar boa parte da minha vida (de forma hiperbolica e 100x mais metafórica e dramática, mas eu sei o que tava sentindo quando escrevi cada um, isso é especial, né?)
    Também já toquei fogo em um dos caderninhos na época, pelo mesmo motivo, hoje em dia me arrependo, mas acho que a gente devia ter nossas motivações na época).

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na época queimar aquelas memórias foi bem simbólico!

      Excluir
  10. Oi Bruna, amei seu texto!
    Você é muito cheia de personalidade. Eu quando era mais nova também tinha uma agenda dessas, cheia de recortes e lembranças, hoje eu quase não escrevo mais, quase não guardo mais minhas lembranças, as vezes escrevo um texto para desabafar e logo em seguida já mando pro lixo... não sei o que me fez mudar tanto, talvez o medo de alguém ler e passar a me entender...

    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa :c
      também tenho receio de alguém ler meu diário, mas é algo que preciso arriscar pra ficar bem

      Excluir
  11. tbm uso agendas e ja escrevi mts diarios desde a adolescencia, e é um momento mt nostálgico pegar esses textos, ler nossas ideias na época, entender como crescemos, e para onde ainda queremos ir...com certeza somos feitos das nossas memorias

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, rever projetos que nem concluímos, dá vontade de fazer tudo de novo!

      Excluir
  12. Também sou assim. Mas confesso que ando desapegando do papel. Recentemente joguei fora diários s cartas antigas. :/ Não me arrependo.
    Bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  13. Eu também era assim, amava ter um diário... Hoje só me restam alguns papéis de carta velhos que rabisco uma coisa ou outra durante a semana.
    Muito bom texto.

    ResponderExcluir
  14. não bordo com lantejoulas
    as pontas dos meus pés
    não penduro constelações
    nas minhas extremidades
    para continuar a viagem
    nesta esfera rutilante
    (rotunda a girar)
    sob minha carne fraca
    não bebo da água
    de um deus do céu
    nem apascento demônios
    à luz dos raios das manhãs
    só carrego mais ao fundo
    a poeira das sujeiras
    dos submundos das bagagens.

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.