14 de outubro de 2018

Projeto #100em1 - Transformar, Deformar e Dissipar, de Thaieny Dias.

Assim que entrei no Centro Cultural dos Correios, me deparei com uma sala cheia de rostos disformes. Assim, vi cara a cara as obras da pintora Thaieny Dias, que estuda Pintura na UFRJ.
Quem recomendou essa exposição foi outra artista, a Yaya, também estudante de Belas Artes.

#100em1 é um projeto que consiste em visitar 100 novos lugares no período de um ano! Aqui tem mais sobre o projeto e regrinhas.





Eu me vi muito nessas pinturas, o rosto em movimento, deformado, disforme, momentos em que a alma se dissocia do corpo, o rosto não é mais identificado como antes. A loucura, a raiva, ou a própria vontade de se desprender da pele é o que me remete as obras dessa coleção.


A artista usou a fotografia e a pintura para compor as obras. Ela tirou autorretratos em movimento com o rosto borrado, usando depois como matrizes para as pinturas. A inspiração veio quando ela quis tirar uma selfie, e em vez de deletar a foto borrada, ela viu ali uma expressão que poderia ser usada em sua arte.
Misturando a fotografia e fazendo sua leitura através da tinta, apenas posso imaginar como deve ter sido a sensação de pintar seu próprio rosto borrado.

Por outro lado, seu trabalho busca uma representação feminina que não seja pelo ponto de vista masculino, muitas vezes erotizado e escolhido de forma à ser apenas um objeto retratado. Ela diz: “A imagem de uma mulher sempre foi apropriada pelos homens, quando eles pintavam sempre as mulheres nuas ou em posições e situações que os agradavam. A mulher não tinha poder sobre sua imagem. Como artista, eu não consigo me dissociar de um contexto social e, portanto, essa pode ser também uma das leituras do meu trabalho


Consigo ouvir o grito, mas não sei e vem da pintura ou se vem de dentro de mim.


~
R. Visc. de Itaboraí, 20 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

17 comentários:

  1. adoro ir a exposições,e achei super interessante a ideia das obras borradas assim, causa um certo desconforto e acho que pode remeter a muitas coisas...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido
    instagram: @liviaalli

    ResponderExcluir
  2. Nossa que forte, só de ver a fotografia me deixou com um sentimento que não consigo expressar em palavras para comentar!!!! Fiquei pensando o tempo que não gastaria aí pessoalmente! :O
    #gostei

    Beijão!!!

    ps: #elenão ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei sem palavras também e amei demais. Fui duas vezes e pretendo ir uma terceira!

      #elenao

      Excluir
  3. Oi Bruna, gostei demais do trabalho da Thaieny, que exposição bonita e cheia de significados ocultos. <3

    ResponderExcluir
  4. Hey Bru sei que talvez você já tenha respondido em algum momento, mas te indiquei pra uma tag, se quiser responder fique a vontade: https://www.suspirare.com/2018/10/sunshine-blogger-awards.html

    ResponderExcluir
  5. gente, ela tirou inspiração da selfie borrada <3 que criativa :) também achei que os rostos costumam ser a nossa identidade: nosso rosto, nossa imagem. E o borrado me dá a sensação de uma perda de identidade. Isso de a ace se desfigurar com a raiva e a loucura achei que faz sentido, também. Bem bacana o trabalho dela. E achei um hino ela aliar política à pintura. Essa objetificação feita pelo olhar masculino oprime demais as mulheres :/ também gosto quando o trabalho é feito pelos olhos de uma mulher, sem erotizar nossos corpos ou coisa parecida.

    Manaaa, você também é bruxa? Gente <3 eu costumo achar poucas pessoas. :) queria saber mais disso! Você faz os rituais, também? Ou mais as orações?
    Beijas <3

    www.bossanouveau.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a mulher é retratada de outra forma quando quem pinta é outra mulher! <3

      Simm, faço rituais sim!

      Excluir
  6. Achei muito legal essa exposição e também em remeteu a isso de sair da pele, ansiedade talvez... algo além da aparência física...
    Bacana refletir sobre isso.
    Gostei do que ela disse também sobre ser algo feminino, retratar a imagem da mulher de uma outra forma.
    Bem legal!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei dessa exposição! Na verdade faz tempo que não vou em uma, às vezes é tão bom explorar outros pensamentos, opiniões, sentimentos.. a arte traz muito isso né! <3

    http://www.solsticio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu tento ir cada vez mais! Sempre saio com pensamentos e visões novas!

      Excluir
  8. Que demais essas pinturas!! Nossa, quando vi a primeira já me passou a mesma frase na cabeça "eu consigo ouvir o grito, mas não sei de quem é... Se é meu ou do desenho". Engraçado como a arte mexe com os nossos sentimentos, não é? :)
    Gostei demais!

    Um beijo,
    Rê | https://rivieredusouvenir.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. "Eu me vi muito nessas pinturas, o rosto em movimento, deformado, disforme, momentos em que a alma se dissocia do corpo, o rosto não mais identificado como antes. A loucura, a raiva, ou a própria vontade de se desprender da pele é o que me remete as obras dessa coleção." eu me identifiquei tanto nisso também e foi o que eu achei de mais bonito nas obras. O intimismo, o reconhecimento, a intensidade que transmitem.
    Sua frase final me deixou sem... palavras (fôlego).
    Eu estou cada post mais apaixonada por esse blog.

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.