15 de maio de 2017

6 filmes da sessão da tarde que mexeram comigo.


Se você acompanha meu blog, sabe que eu tenho uma lista no filmow apenas de filmes no estilo "sessão da tarde", aqueles filmes dos anos 00 para baixo, que dão uma sensação de nostalgia e quase sempre foram dublados pelo estúdio Herbert Richard. Eu nasci nos anos 90, então minha infância foi coberta por esses filmes velhos e maravilhosos (às vezes nem são bons, mas eu assisti mesmo assim) que passavam na Globo e no SBT.
Aqui listei seis deles, que estão entre os meus favoritos.

Matilda (1996)

Matilda nasceu com uma inteligência acima do normal, mas seus pais não permitem que frequente a escola. Então ela aprende tudo sozinha indo à biblioteca e lendo o que encontra pela frente. Até que convence seus pais a deixá-la ir à escola, que é comandada por uma rígida e monstruosa diretora. Matilda acaba descobrindo que possui outro dom além da inteligência.

Eu me identifiquei com ela por causa do enorme interesse por livros já desde pequena. E ela tem o que toda criança queria ter: super poderes!
Matilda nos mostra que mesmo nascendo numa família que não se importa muito, ela consegue ser feliz e encontra um refúgio entre seus amigos, seus livros e a amada professora do jardim de infância. Também nos ensina a enfrentar os monstros do passado, e a tomar as rédeas da própria vida, dando exemplo a professora e a diretora má.
Amo a atmosfera desse filme, e a cena icônica do menino comendo o bolo gigante nunca saiu da minha cabeça.

Caçadoras de Aventuras (1995) | Gold Diggers: The Secret of Bear Mountain

Beth Easton é uma jovem de Los Angeles que se muda com sua mãe, Kate, que recentemente ficou viúva, para uma casa no interior que recebeu como herança de uma tia. Elas planejam recomeçar suas vidas, ou pelo menos tentar. Inicialmente, Beth odeia viver no campo, mas então ela conhece a desafiadora Jody Salerno. Rapidamente elas se tornam amigas. Jody tem uma má reputação e tem de lidar com a vergonha de ter uma mãe alcoólatra.
Beth e Jody têm algumas coisas em comum e uma delas é um espírito aventureiro, que as faz explorar as misteriosas cavernas da Montanha do Urso, pois há uma história que em uma das cavernas há uma fortuna em ouro, esperando para ser encontrada.

Esse filme me deixou um grande impacto, primeiro porque a Jody é rejeitada pelas pessoas por não seguir um padrão feminino, ela é meio grosseira e usa roupas "masculinizadas", então as meninas da idade não fazem amizade com ela. Beth é a única que se aproxima, pois compartilha da mesma sede de aventura.
O segundo impacto foi que Jody quer seguir os passos de Molly Morgan, uma garota que se vestiu de rapaz para trabalhar nas minas, e foi a única pessoa a encontrar o tesouro da Montanha do Urso. Essa imagem forte e feminina me deixou com os olhos brilhando na infância. Jody construiu seu próprio barco para procurar a entrada da caverna e seguir o mesmo caminho que Morgan.
O terceiro impacto foi que mesmo tendo a mente inocente, eu sentia que elas deveriam ficar juntas, eu shippei até o final. No filme, deixa claro que são apenas amigas, mas eu senti um clima bem mais intenso. 

A Convenção das Bruxas (1990) | The Witches

Enquanto está hospedado em um hotel na Inglaterra com a avó, Luke espiona uma convenção de bruxas e descobre que elas estão planejando transformar todas as crianças em ratos. As bruxas percebem que Luke as ouviu e testam a fórmula nele.

Confesso que eu ficava confusa para qual lado torcer hauhua achei essas bruxas incríveis, bem más e poderosas. Diferente dos filmes em que as bruxas são fracas e loucas, nesse elas são terrivelmente malvadas e não desistem dos objetivos.
A Convenção das Bruxas deixou muitas crianças assustadas, por causa da cena em que a bruxa tira a máscara e mostra sua verdadeira face. 

Uma das cenas que não sai da minha cabeça é a da criança dentro do quadro!

Pesos Pesados ou Turma da Pesada (1995) | Heavy Weights

Gerry Garner, um pré-adolescente um pouco acima do peso, é mandado para um acampamento destinado a crianças gordinhas como ele. A promessa era que as férias de verão seriam divertidas, mas, quando chega no acampamento, ele e seus colegas descobrem que seu monitor será um verdadeiro maluco por dietas e exercícios.

Gerry pensa que vai para o acampamento dos sonhos, e é o que aparenta ser no primeiro dia. Há outros garotos gordinhos iguais a ele, que passam pelos xingamentos e constrangimentos que ele passa. É um acampamento onde não há a necessidade de se preocupar se estão julgando seu peso. Mas os donos do acampamento ficaram sem dinheiro e o venderam para um lunático por exercícios. Então os meninos precisam lutar para que volte a ser um local seguro e divertido.
Esse filme não ridiculariza pessoas gordas, por incrível que pareça, já que a maioria dos filmes fazem isso. E os meninos não chegam a perder peso, essa nem é a intenção do acampamento. 

A Chave Mágica (1995) | The Indian in the Cupboard

Entre os diversos presentes que um garoto ganha ao fazer 9 anos estavam dois sem muita importância: um pequeno armário e um índio de plástico.
Mas quando uma antiga chave é usada para fechar o armário, o índio ganha vida, provocando situações inimagináveis.

Eu era uma criança louca por brinquedos em miniatura, antigamente esse era o The Sims da época em que não havia computador nas casas brasileiras huahua. Fiquei super emocionada quando vi esse filme, pois era um sonho ter bonecos com vida própria.
Mas o filme não foi feito apenas para divertir, ele deixa várias reflexões, uma delas é a noção de que os bonecos de plástico ganhavam vida, tinham sentimentos, pensamentos, preocupações e medos, já não eram simples brinquedos. E o menino de 9 anos precisou aprender e a se responsabilizar pelas pequenas criaturas.

A Pequena Espiã (1996) | Harriet the Spy

Apesar de Harriet cursar apenas a sexta série ela já encontrou sua vocação: ser uma espiã. Em um diário particular que ela leva para todos os lugares, Harriet registra atividades suspeitas e mantém uma lista de observações praticamente de todos que ela conhece. Parece inofensivo, até que um dia alguém descobre o diário e expõe os pensamentos críticos de Harriet sobre seus colegas. De repente, até mesmo seus melhores amigos ficam contra ela, que resolve então, vingar-se

Ela queria ser escritora, a amiga dela queria ser cientista, e o pai do amigo era um escritor lutando para ser publicado. Esses três personagens tinham o que eu queria me tornar quando criança, eu amava ciência e amava escrever. Ver isso representado dá uma sensação maravilhosa de que nada é impossível de se realizar. Além disso, Harriet era uma espiã, e eu vivia brincando de espiã no quintal com minha irmã e minha prima.

32 comentários:

  1. Tenho dois novos filmes para minha lista de "preciso ver urgentemente". São eles: a pequena espiã e a convenção de bruxas. Matilda eu já assisti diversas vezes na TV e na Internet também, é um dos filme que irei repetir umas mil vezes e jamais irei enjoar. Eu ficava - ainda fico - rodando meus dedinhos quando assistia o filme achando que eu tinha poderes mágicos. Aí qualquer coisa que se movia eu afirmava ser meus "poderes" kkkkk porém hoje em dia aceito o fato de ser uma bruxa formada em hogwarts - haha -

    Beijos!
    www.memorizeis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Melhores filmes! <3
    Que saudade de ter tempo pra ver sessão da tarde e cinema em casa ahahah
    bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não tive o hábito de assistir Sessão da Tarde. Sempre preferia ver os desenhos que passavam de manhã e ir brincar no quintal a tarde. Na minha cabeça, filmes eram "coisa de adulto". Doido né? Acho também que nunca tive paciência pra ficar presa na mesma história por tanto tempo.
    Tenho que ver Matilda urgentemente, porque todo mundo fala desse filme e eu sempre fico boiando kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre vi a Matilda como bruxa, pra ser bem sincera... UAHAUHAUHAUHA E eu amava Convenção das Bruxas, tô até baixando pra assistir de novo! E sim, eu também achava que a Jody e a Beth tinham que ficar juntas! Nossa, que nostálgico esse post! <3
    Beijão, Bru!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já assisti e amo todos esses filmes, eles também mexeram bastante comigo, principalmente Matilda e A pequena espiã.

    Beijos!!
    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai, meu Deus! Já deu nostalgia só de ler essa postagem! Eu também sou da década de 90, no finalzinho... mas sou. E passei minha infância toda vendo esses filmes. Amo Matilda. ♥ Um dos meus proferidos. Amava A Chave Mágica, também por causa dos brinquedos. Os outros eu não lembro muito de ter assistido! hihihihi. Nunca mais teremos filmes assim né? Não sei se é algo positivo ou negativo... mass.....

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
  7. Alguém me ajuda que eu to no chão, pelos deuses, esses filmes realmente mechem comigo, assim como você eu também me identifico com muitos desses personagens, meu coração ainda se aflige com essas histórias, mesmo eu já sabendo cada fala decorada, e eu sou aquela chorona que no final enxuga as próprias lagrimas, porque são finais que eu adoraria que acontecesse comigo, mas ficava feliz de ter acontecido com alguém, eu queria que esses finais acontecessem com alguém, isso me reconfortava. Mas acrescentaria Os Batutinhas <3
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu amo caçadoras de aventuras, mas A Pequena Espiã é a minha infância, eu me sentia tão ela que nem sei... Também amava um filme chamado Meu Primeiro Amor... Um aor, realmente!
    Beijo :)

    Blog Insaturada

    ResponderExcluir
  9. Matilda é amor demais! Eu lembro que sempre assistia e ficava com medo daquela professora terrível que ela tem. HAHAHAHA E aquele bolo de chocolate? Sempre tive vontade de comer. :P

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
  10. De todos só conheço Matilda :v Mas fiquei com muita vontade de assistir a todos eles <3 Matilda é um daqueles filmes que dá toda hora na tv e eu não perco nenhuma vez, é um amorzinho esse filme, simplesmente adora assistir quando quero ver algo leve e divertido :3 Bjs! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Que nostalgia gostosa que eu tive ao ler esse post. Da sua listinha o meu favorito, sem dúvidas, é Matilda. Sou apaixonada pela história. Me traz tantas lembranças boas da infância. Beijos (:

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca assisti nenhum desses filmes, mas fiquei bem interessada na Matilda... Eu acho que irei me identificar muito como você se identificou. Irei assistir ❤ Bjos

    ResponderExcluir
  13. Genteee, Matilda <3 um dos meus filmes favoritos que vira e mexe eu reassisto! Também adoro esses filmes antiguinhos de sessão da tarde, dão até um afago no coração né? Adorei a seleção, principalmente por ter alguns filmes que nunca vi.

    beijos,
    blog vestidinho jeans

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua lista hahahah Super interessante! Desses só lembro de Matilda e pequena espiã. Acho que está me faltando sessão da tarde hahah

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ahhh eu amava A Chave Mágica! Assistia toda vez e ainda obrigava meus pais/avó a assistirem comigo hehahha. <3
    Que listinha nostálgica! Amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruna, tudo joia?
    Oh céus, também sou da década de 90, estou meio apagado com alguns, mas... rs'
    Minha lembrança se acendeu em principal com Matilda! <3
    Que foram várias vezes que vi e se tiver oportunidades ainda vejo mais.
    Adorei o post!

    Abraços
    https://rabiscoscolorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Quando li "Herbert Richard" (eu Googlei, é 'Richers') eu mentalizei imediatamente a frase que a gente ouvia nos filmes da Sessão da Tarde e afins... que nostalgia boa que me deu!
    Eu acho Matilda um filme adorável e, tudo que consegui averiguar nesse momento é como absurdamente o GIF me fez perceber que a cena dela em cima da mesinha da sala com as coisas voando ao seu redor só pode ter sido inspiração pra cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal de Harry adorando as cartas de Hogwarts voando ao seu redor... ehheheeh Devaneios à parte, você desencavou Caçadoras de Aventuras da minha memória! Eu fiquei até querendo assistir novamente, porque gente, eu adorava esse filme (e, na minha memória, elas são super 'shipáveis' eheheh).
    Perdi a conta de quantas vezes assisti A Convenção das Bruxas e acho que esse filme merece crédito. A cena da criança no quadro também me marcou e, acho que, de modo geral, você resumiu bem em como as bruxas são retratadas de um modo atípico e muito mais original no longa. Outro que quero rever! rs
    Eu não me lembro em detalhes de Turma da Pesada, mas vou tentar achar pra rever!
    Eu simplesmente SONHAVA em ter uma chave mágica para usar na minha casa de bonecas e poder dar vida à elas! ahahah Gente, acho que até hoje eu queria uma chave dessas. Adorava demais esse filme! <3
    Eu não lembro de ter visto A Pequena Espiã e tô vendo como a Georgina Sparks, opa, a Michelle Trachtenberg tá pequeninaaaaa nele! Vou procurar também pra assistir! <3
    Amei o post!!!
    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Quando li o título logo pensei "conheço todos os filmes", mas quando cliquei ...rs como assim tem filmes que nunca ouvi falar? Pensei que sabia todos os filmes de sessão da tarde haha Acredito que não exista uma pessoa que não tenha assistido Matilda, é tão amorzinho. Essa parte do filme em que ela brinca com as cartas considero a mais divertida, ah tem aquela parte do bolo também... que saudade que me deu agora. A pequena espiã também é bem legal, mas não consigo me lembrar da história inteira =/ Fiquei curiosa para assistir Caçadoras de aventuras, amo essa atriz do filme Meu primeiro amor <3 Amei seu post e recordar um pouquinho, os que não vi já está na minha lista. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  19. Quando li "Herbert Richard" eu mentalizei imediatamente a frase que a gente ouvia nos filmes da Sessão da Tarde e afins... Que saudades da infancia, Eu assisti esse filme milhares de vezes!!!
    BJOS

    ResponderExcluir
  20. Estou começando a achar que não assisti filmes o suficiente na minha vida. Da sua lista, vi só Matilda - que, por sinal, é muito bom! Interessei muito pelo A Chave Mágica, mas não sei se dou uma chance agora que estou mais velha haha
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  21. De todos os filmes da sua lista os que tbm me marcaram foi Matilda, que é O FILME DA MINHA INFÂNCIA e a Chave Mágica, esse filme marcou não só a mim, mas tbm ao meu marido, as vezes a gente conversa sobre coisas nostálgicas e sempre vem a mente cenas desse filme. Amei seu post.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  22. Desses filmes o quem mais me marcou foi Matilda <3 Assisti centenas de vezes.
    Essa listinha dá um gosto de nostalgia e saudade da infância muito gostoso. Amei o post.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    Seu post me fez voltar no tempo aqui. Eu assistia e adorava todos esses filmes, menos Turma da Pesada, que nunca vi. Acho que o que eu mais gostava era Caçadores de Aventuras e Convenção das Bruxas. Os filmes da sessão da tarde eram sempre os mesmos (A lagoa azul que o diga), mas eram muito bons, tivemos uma infância muito boa.
    Beeijoo!!

    Grazy
    Meus Antídotos {meusantidotos.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  24. Bru, que post mais amor, mais minha cara! Da sua lista, Matilda e Caçadoras de Aventuras foram os filmes que mais marcaram a minha Sessão da Tarde. Ai, que saudade que me deu.

    Beijão, babe <3

    ResponderExcluir
  25. haha esses filmes me levam de volta a minha infância total, eu amo, serio de coração Matilda, os meus preferidos são, dennis o pimentinha, eloise no plaza, os batutinhas, ai são tantos, até hoje eu vejo.

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  26. Bruna, tudo bem? Menina, assim como você nasci nos anos 90 e via esses filmes todos, inclusive vi todos que tu listou. Deles os que eu mais gosto é A Chave Mágica e Convenções da Bruxa. Matilda também era muito legal!

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  27. A maioria doas filmes eu nem lembrava, mas sei que gostei de todos esses. O que me marcou muito foi Matilda e lembro que eu amei o filme A Convenção das Bruxas, assisti muitas vezes,
    Um que também me marcou foi A Princesa Prometida.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  28. como não amar matilda? <3 alguns da lista me surpreendi lendo a resenha, já tinha esquecido o roteiro e outros foram novidade! como nunca tinha ouvido falar em convenção das bruxas?! beeeijo :*

    ResponderExcluir
  29. Ei, tudo bom? Já assisti alguns desses filmes, e Matilda eu também gosto muito, alguns dias atras estava comentando com amigos sobre a cena do menino comendo o bolo. Bjs.
    www.moreninhabasica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eu amo estes filmes, são um clássico. Um outro que tem tudo pra se tornar um destes é O que será de nozes 2 É sensacional. Adoro os filmes de animação e juro que é meu gênero preferido, e que é uma das melhores o que será de nozes superou as minhas expectativas em qualidade. Em sério é uma história super bonita e os personagens são as coisas mais fofas do mundo, você já viu? Super indico, é uma produção incrível, vale muito a pena

    ResponderExcluir
  31. Não vi A pequena espiã e nem Turma da Pesada. De resto eu AMO TODOS!!!

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.