16 de abril de 2017

5 festivais pelo mundo que eu quero ir.


Eu tenho muita vontade de ir a festivais, principalmente os criativos e os que seguem tradições seculares. Listei cinco festivais que acontecem ao redor do mundo e que estão em meu top5 de desejos.

Burning Man - Nevada, Estados Unidos

O Burning Man é o maior festival de contra cultura do mundo, realizado desde 1986, acontece um vez por ano no deserto de Nevada. Todo ano a cidade temporária de Black Rock City é construída para receber os mais de 70 mil burners que buscam vivenciar uma comunidade baseada nos 10 princípios que regem todo o comportamento da cidade, como auto-expressão, auto-resiliência, entre outros.

O Festival conta com com uma grande galeria de arte a céu aberto, chamada de “Playa”. Em seu centro, há uma escultura gigante de madeira denominada “Burning Man”. Essa escultura remete ao surgimento do festival que se iniciou com dois amigos, Larry Harvey e Jerry James, que juntos, improvisaram um homem de madeira em Baker Beach, São Francisco, durante o solstício de verão. Pessoas nuas com os corpos pintados, carros decorados, barracas enfeitadas, instalações gigantescas, sol forte, isto é o Burning Man, a proposta é ser um evento onde todos são encorajados a se expressarem. Não importa o que você faça, desde que seja criativamente.

Kukeri - Bulgária

Celebrado desde 2 mil a.c., o Kukeri consiste em um tradicional festival búlgaro no qual os participantes realizam uma série de rituais em honra do deus Dionísio, o deus trácio e grego associado ao vinho, à fertilidade e ao renascimento, para espantar os maus espíritos. Ele ocorre anualmente no final de janeiro durante três dias, e jovens rapazes saem às ruas vestindo fantasias coloridas e máscaras assustadoras que muitas vezes contam com duas feições — uma sorridente e outra ameaçadora — para simbolizar a coexistência entre o bem e o mal.

Uma vez que estão todos vestidos e prontos, o Kukeris iniciam  a procissão ao som de muita música e aplausos. Eles não passeiam simplesmente, mas devem andar em um estilo rítmico particular, ao mesmo tempo que tocam os sinos presos nas cinturas. Apesar do enorme barulho que  acompanha o desfile dos Kukeris, eles mesmos são proibidos de falar e de revelar suas identidades por trás das máscaras gigantes.

Noche de Brujas - Catemaco, México

Todos os anos, na primeira sexta-feira de março, na montanha de Cerro Mono Blanco, nos arredores da cidade, milhares de visitantes e locais se reúnem para celebrar o oculto na conhecida Noche da Brujas. O curioso festival conta com comidas e bebidas xamânicas, performances de dança e a comercialização de todos os tipos de amuletos, além de práticas místicas que envolvem desde a leitura de tarôs até os mais esquisitos rituais de purificação.

Carnaval de Veneza – Itália

O carnaval de Veneza é a chance de reviver o século XVIII. O cenário e as belas máscaras venezianas compõe, há séculos, um dos carnavais mais incríveis e elegantes do mundo. Mais do que diversão, trata-se de uma tradição.

Jogos de azar, amores e bebidas são aceitos enquanto existe a máscara. Essa é a ideia que move o carnaval de Veneza, que teve início no século 12. Após uma vitória militar, as pessoas se reuniram na Praça de São Marcos para cantar e dançar. Segundo a lenda, as máscaras do carnaval de Veneza surgiram quando a nobreza procurou uma forma de se misturar com o povo sem ser descoberta.

 Festival das Lanternas - China

É uma das cinco festas tradicionais mais importantes na China. Sempre no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar, esse dia é o auge das festividades de Ano Novo e também marca o final das celebrações do Ano Novo. Também a primeira noite de lua cheia no calendário chinês, marcando o retorno da primavera.

O Festival das Lanternas é considerado o festival mais recreativo ou participativo na China. Praticamente todos estão envolvidos em algum nível e poetas eminentes na história chinesa têm narrado as tradições do festival.

~
BEDA é um projeto entre blogueiros que consiste em blogar todos os dias de abril. Para ver os posts do BEDA, é só clicar aqui na tag.

19 comentários:

  1. Guria, eu fiquei com medo de todos, menos com as lanternas da China.
    Não deixam de ser interessantes, não conhecia nenhum. Tomara que tu consiga ir em todos.
    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  2. Sou doida pra ir no festival das lanternas também, é meu sonho <3
    Não conhecia os outros, mas me parecem todos bem legais.

    Beijos!
    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu só conhecia o festival das lanternas e sempre quis participar. Acho lindo demais. Fiquei interessada em conhecer também a noche de brujas, muito interessante.
    http://atdaytime-crazyatnight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. E eu achando que ia conhecer todos os festivais hahahaha achei todos muito interessantes, principalmente o do México, sou apaixonada pela cultura de lá e acho que esse festival ia ser o que eu mais ia gostar dentre todos *-*

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. nossa, desses com certeza o que eu mais ia querer ir sem dúvidas é o das lanternas <3 não sabia desse das brujas, já vou indicar para meu amigo, pois chamo ele assim HAHAHAHHA
    :****

    ResponderExcluir
  6. Nossa que festivais mais loucos!
    Deve ser muito incrível e interessante participar desses eventos. Mas sei lá, eu ainda prefiro participar de festivais de músicas por esse mundão ;)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também tenho muita vontade de ir no Carnaval de Veneza e no Festival das Lanternas, parecem ser ótimos! Já os outros eu nem conhecia, mas adorei a proposta do Burning Man!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, a Noche de Brujas deve ser incrível ~ e um pouco assustadora também. Hahaha! #euquero

    ResponderExcluir
  9. não conhecia os dois primeiros festivais, eles parecem incríveis! adorei esse post e iria em todos (especialmente nesse da China, deve ser uma coisa linda de ver!) é muito bom conhecer culturas diferentes <3

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer esses festival. Só conhecia mesmo, na verdade, o Burning Man de Nevada. Dentre os outros o que eu gostaria de conhecer, sem dúvidas, seria a noite de bruxas do México! ♥

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
  11. Quero muito algum dia ir no Burning Mas e no Festival das Lanternas, deve ser surreal de lindo! Os outros eu não conhecia e fiquei curiosa pelo carnaval em Veneza!

    Beijos,
    Amanda.

    • http://explorar-te.blogspot.com/ •

    ResponderExcluir
  12. Bru, antes de mais nada que coragem fazer BEDA, mulher! <3
    Eu tenho que confessar que o único que conhecia e que também tenho vontade de ir é o Carnaval em Veneza!

    Beijão, babe

    Supimpa Girl

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ir ao festival das lanternas na China, deve ser maravilhoso de se ver. Espero que você consiga ir a todos.
    abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que isso menina? Uma banho de cultura na gente é. Lindo o seu post! Dos que citou eu só ouvi falar do carnaval em Veneza e sobre o festinal de lanternas na China. Quando você for me leva? Nem que seja dentro da mala.rsrs Eu quero ir também!!!
    bjs
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir
  15. MEU DEUS que loucura esse das bruxas.
    Gostaria de ir no carnaval de itália, que coisa mais brisa!!
    Amei esse post
    Beijão,
    Desencana mina! | Boho Art Store | InstaBoho

    ResponderExcluir
  16. Burning Man é FODA!!!! Vi um fotógrafo que sigo nesse lugar e deve ser MUITO LOUCO!!! Quero ir nesses todos tambéeemmm adoreiii!!!!

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Não conhecia nenhum desses ainda, mas vou pesquisar mais sobre cada um.
    De pronto o festival das lanternas da China me encantou...pena que aqui não rolam essas coisas.
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bruna! Cliquei no post esperando festivais "normais" tipo o Rock in Rio AHSUDIASHUDAI, mas me impressionei com suas escolhas e principalmente com os festivais. Quanta coisa tem por esse mundão! Fiquei bem impressionada com o do México, o da China (ultimamente estou meio aficcionada por China huaihai) e claro, o Carnaval de Veneza, já que sou apaixonada pela Itália.

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  19. Uau! Adorei a seleção, apenas juntava lhe o Tomorrowland, na Bélgica. Já ouviste falar? Dá uma olhadinha 😊

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.