7 de dezembro de 2019

Uma década de Bruna

(2010)

Foi com a Bruna de 16 anos que comecei esse blog. Já tive outros em diversas plataformas, mas sempre os excluía. Esse foi o único que perdurou. O primeiro texto que escrevi aqui foi Frangos e Lagartos, um diálogo muito esquisito e sem sentido, baseado nas experiências de querer mostrar meus rascunhos de texto para minha irmã e ela responder vagamente.
A Bruna do início da década tinha duas melhores amiga chamadas Andressa e Mariana, e sonhava em ser escritora e publicar um livro. Ela escutava mais Escape The Fate, Avenged Sevenfold, Poets Of The Fall, Emilie Autumn e Blutengel. Ela tinha acabado de ler Os Sofrimentos do Jovem Werther (Goethe), Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) e Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley).

(2011)

A Bruna de 2011 tinha 17 anos e escrevia textos para blogs de amigos, descobriu seu curta metragem favorito (Reflections of a Skyline), tinha três heterônimos (Bandini Bourbaki, Amadeo Koening, Arturo Thoreau). Ao mesmo tempo, ela foi obrigada a negar sua sexualidade, a entrar em uma religião super conservadora, jogar fora tudo que fosse "iníquo", teve que tirar seus piercings, pintar seu cabelo de tom "natural", usar roupas longas, terminar um namoro muito bonito com uma garota, foi forçada à ficar sem internet por 1 ano, foi abusada pelo ex-padastro, largou tudo que amava e a fazia feliz.
No finalzinho do ano, se rebelou.
Voltou a ouvir as coisas que amava, embora ainda fosse o inferno em casa.
Ela leu Pergunte ao Pó (John Fante), A Menina do Fim da Rua (Laird Koenig) e Misto-Quente (Charles Bukowski). Ela voltou a ouvir todas as bandas que sempre escutou, e ficou viciada em Yann Tiersen, Sopor Aeternus, The Civil Wars.

(2012)

A Bruna de 18 anos vivia em completo isolamento do mundo exterior, tinha mudado de colégio no último ano do ensino médio e não conhecia ninguém. Escreveu pouco no blog, passava a maior parte do tempo se correspondendo por e-mail com amigos de outros estados. A vida em casa ainda não estava muito boa, mas finalmente a mãe ficou solteira de novo. 
Ela leu os dois primeiros livros da Anne Rice: Entrevista com o Vampiro, e O Vampiro Lestat. Ouvia muito Beirut e passava dias e dias vendo filmes cults. Ouvia muito Snow Patrol.


(2013)

Aos 19 anos quase abandonou o blog, leu um livro de poemas do Maiakóvski, e As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky). além de escrever também voltou a desenhar. Conheceu o Raphael depois de ter ficado três anos solteira. Ainda não se sentia livre para se expressar, não sabia nada da vida. Ouvir Cambriana.

(2014)

A Bruna de 20 anos saiu de casa e foi morar com o namorado daquela época. Ela já desenhava e tinha feito sua página no Facebook, ainda com seus humildes 500 seguidores. Leu mais de 50 livros, seus favoritos foram Poemas (Emily Dickinson), O Senhor das Moscas (William Golding), Pássaros Feridos (McCullough) e A Sombra do Vento (Zafón). Viajou à SP pela primeira vez. Ela foi se fortalecendo na cena feminista.

(2015)

A Bruna de 21 anos escreveu pouco no blog, ela passou a se dedicar mais ao desenho. Sua saúde mental estava aos frangalhos. Passou para Belas Artes, na UFRJ. Se assumiu bissexual para o pai homofóbico e ele desapareceu por um tempo. Leu 40 livros, os preferidos foram: A Hora das Bruxas (Anne Rice), O Servo dos Ossos (Anne Rice),Uzumaki (Junji Ito), Garota Siririca (LoveLove6) e Maus (Art Spiegelman). Ouvia muito Grimes, Crystal Castles, Azealia Banks.
Iniciou no caminho da bruxaria e fez o blog Moon Girls Club com a amiga da época.

(2016)

A Bruna de 22 anos teve um ano turbulento. Revi amigos que tinha aos 13 anos. Terminou o relacionamento de 3 anos, voltou a morar com a mãe. Decidiu que aprenderia a sair sozinha. Fez 5 tatuagens. Passou por três crises de depressão no mesmo ano e quase se rendeu ao suicídio. Minha página de desenhos cresceu absurdamente e chegou aos 17mil seguidores. Conheceu Thainá e Biel, inicío de grandes amizades, depois de ter sido abandonada pela Andressa (de anos atrás). Enlouqueceu e saiu horrores com pessoas novas pra lugares novos. Passava dias e dias fora de casa conhecendo o mundo. Leu 30 livros e os preferidos foram: Eu Sou Malala (Malala Yousafzai), Por favor, cuide da Mamãe (Kyung-Sook Shin), Três Sombras (Cyril Pedrosa) e Fahrenheit 451 (Ray Bradbury). Escreveu muito no blog.
Adotou o rosa como cor fixa de cabelo. Ouvia k-pop e Twenty One Pilots.

(2017)

A Bruna de 23 anos se esforçou para continuar sociável, conheceu seu melhor amigo de décadas, começou a ver doramas. Minha gatinha faleceu depois de ter passado anos e anos comigo.
Começou a ouvir lo-fi hiphop. Reveu seu curta-metragem favorito. Fez uma trilha pela primeira vez e entrou numa cachoeira depois de anos. Experimentou comida coreana. Começou a primeira versão do projeto de conhecer 100 lugares em 1 ano. Conheceu suas drag queens favoritas: Sasha Velour e Adore Delano. Fez mais duas tatuagens. Leu 40 livros e os favoritos foram: Terminei a saga Desventuras em Série (Lemony Snicket), Eu, Robô (Isaac Asimov), Vidas Secas (Graciliano Ramos), Mulheres que Correm com os Lobos (Clarissa Pinkola Estés), Só Garotos (Patti Smith), Terminei As Crônicas Vampirescas (Anne Rice) e terminei a saga Harry Potter (J.K. Rowling). Escreveu sem parar no blog.

(2018)

A Bruna de 24 anos teve o melhor réveillon, foi o primeiro a passar com amigos e se divertiu demais. Teve seu primeiro ensaio fotográfico. Foi à SP mais duas vezes. Experimentou shibari. Foi à praia de nudismo. Festejou seu primeiro carnaval. Fez mais duas tatuagens. Conheceu mil pessoas e mil lugares. Viveu dias loucos. Ouvia muito The Do, Sea Oleena, Konai e Kamaitachi. Passava semanas fora de casa. Usou o blog como diário e falava sobre tudo que passou. 
Leu dez livros e os favoritos foram: A saga As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley), e O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas).

(2019)

A Bruna de 25 anos escreveu pouquíssimo no blog, fez a segunda versão do projeto de conhecer 100 lugares em 1 ano. Começou a namorar o Paulo depois de três anos solteira (parece que é um tempo padrão). Conheceu muita gente e fez um grupo de amigos para roles.
Leu nove livros e o favorito foi O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë). Ouvia muito Jaloo, Gloria Groove, Rosalía. 
Começou a praticar ioga e meditação. Entrou na crise dos 25 anos.

Fiz uma retrospectiva artística aqui!

14 comentários:

  1. O tanto que eu amei este post autobiográfico, que maneiro te conhecer um pouco melhor <3

    Espero que a crise dos 25 passe, e venham muita vida e arte lindas pela frente!

    Abraço enorme!

    ResponderExcluir
  2. nossa que legal essa retrospectiva de uma década, é bem legal pra avaliar mt coisa como nosso crescimento; adorei conhecer tds essas Brunas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus!!! Eu nunca havia lido sobre alguém com tantas semelhanças comigo mesma O.o
    Quando li sobre o sonho de ser escritora e sobre as bandas que você ouvia em 2010 minha mente já fez um bug porque parecia que eu estava lendo sobre mim mesma hahaha.
    Muitas das suas fases foram semelhantes com as minhas, só não tive coragem de sair de casa ainda embora eu queira muito isso!
    E os anos que você escreveu pouco no blog também foram anos que tive grandes conflitos e parei de escrever também, e na verdade só agora entendi o que eu realmente queria fazer nessa plataforma em que eu me aventuro desde 2009.
    Li As Vantagens de ser invisível em 2016 em um momento que eu realmente precisava desse livro e também foi o ano em que me obriguei a aprender a sair sozinha hahaha.
    Sinto muito pela sua gatinha! Eu sei bem qual é a dor de perder um animalzinho tão querido e o quanto não parece ser suficiente todo o tempo em que ele esteve conosco. Mas também gostaria de dizer que sinto muito pelo abuso que você sofreu. Essa dor eu não entendo, mas espero de coração que tenha conseguido se recuperar disso, porque eu tenho marcas de outro tipo de abuso (no caso emocional), e sei que não é nada fácil lidar com isso e principalmente deixar ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria que tivéssemos nos conhecido então, eu queria amigos para curtir a solidão juntos e compartilhar as bads da adolescência, mas parece que todo mundo era tão diferente e de outro mundo

      Excluir
  4. Parece que esses primeiros anos da década dos 20 são sempre muito loucos né? Acho que é porque o primeiro momento em que temos liberdade pra fazer todas as loucuras que se passam na nossa cabeça adolescente, antes de amadurecer demais e o momento passar. Gostei muito de saber sobre seu gosto musical e literário, somos muito parecidas! (: E parabéns por sair do armário pra família e enfrentar todos os desafios que isso acarreta! Você é uma guerreira!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a vontade de descobrir o mundo e de desvendar os segredos são bem maiores nessa época.
      Ter lutado pela minha sexualidade foi algo ruim e pesado no início, mas logo depois forcei a ser aceita

      Excluir
  5. Um dos meus curtas preferidos também é Reflections Of Skyline, mexe demais comigooo. Volte e meia eu tô assistindo e sempre choro... Inclusive já fui correndo ver o post que você fez sobre o curta e que fala da autora, eu fiquei chocada em saber que ela se suicidou, eu não imaginava... Que foda :(
    Esse post eu posso ver que você evoluiu muitooo, cresceu, aprendeu e tenho certeza que ainda vai viver muitas coisas boas.
    É o segundo post hoje que eu leio e que eu percebo o quão minha adolescência foi tranquila e feliz... Fiquei reflexiva sobre isso.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu mudei muito e estou em constante crescimento, tento superar minhas dores, mas confesso que queria uma adolescência mais tranquila huahua

      Excluir
  6. E a Bruna escrevendo na terceira pessoa entrega tantas informações sobre ela mesma no texto que fica até difícil saber o que comentar primeiro! Hehe. Percebi mesmo uma distância maior tua do teu blog neste ano, mas acontece! Eu também já escrevi em outro blog e depois o mantive privado e hoje em dia nem mesmo eu consigo mais entrar porque não lembro a senha (minha memória é uma merda para quase qualquer coisa que envolva números!). Há umas informações aí bem espinhosas, digamos, sobre a tua vida, e que eu suponho que tenham te marcado de maneira bem profunda. Yann Tiersen é muito bom! A gente se sente dentro de um filme quando ouve, não achas? Interessante saber que gostas da poesia da Emily Dickinson, foi/é uma grande poeta (pouco sociável, passou mais de vinte anos reclusa em casa, costumo dizer que "tô Emily Dickinson" quando eu não quero ver ninguém! rs). A morte da tua gatinha deve ter sido algo bem triste, eu vou sentir muita falta do meu cachorro quando ele morrer. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever em terceira pessoa foi bem diferente haha me senti um pouco boba até. Acho que me descrevendo através de um distanciamento é bem mais fácil de digerir as situações.

      Excluir
  7. Só faltou o "continua" no final dos 25 rs

    Adorei seu resumão com seus livros e bandas do momento. Mas menina, que dureza! Não imagino o quão difícil deve ter sido pra você ter passado por tanta coisa. Espero que esteja tudo bem agora e que as vida esteja mais tranquila do lado daí.

    Boa sorte com a crise dos 25. Muita força, porque pelo menos essa eu já passei e sei como é! Muita paciência e conversar com pessoas próximas ajuda Bru!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada huaha também espero sobreviver e passar por coisas maravilhosas!

      Excluir

Oie! Seu comentário é muito bem vindo *-*, espero que tenha gostado do que leu e que volte sempre <3.

Clique em "notifique-me" caso queria receber um aviso de minha resposta ao seu comentário! Beijinhos.

© Bruna Morgan | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.